Rádio O Dia PB

Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

Nesta terça-feira, o presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, declarou independência da região em relação à Espanha, mas logo em seguida suspendeu os efeitos do anúncio para abrir um processo de diálogo. Quem dá mais detalhes é o cientista político Adriano Gianturco.

“Claro que o resultado do referendo já é explícito, já se sabe. O líder político poderia ter declarado a independência e ponto final. Ele escolheu não fazer isto, escolheu não recuar totalmente, escolheu uma via intermédia que é: poderíamos ter declarado a independência, mas queremos algumas semanas de tempo porque queremos negociar.”

De acordo com o cientista político a decisão dividiu opiniões entre os líderes internacionais.

“Alguns líderes internacionais se posicionaram em favor da Espanha e outros em favor da Catalunha. Alguns líderes dentro da União Européia, que seria o intermediador natural, se posicionaram pró Espanha e outros, como o comitê das regiões se posicionou pró Catalunha. Então é complexo.”

O presidente da Catalunha disse que este é um assunto europeu e declarou que quer diminuir a tensão gerada pelo referendo no dia 1º de outubro.

Reportagem, Cintia Moreira.
Fonte: Agência do Rádio

Comentários

comments