Denomina-se Racismo a discriminação de um ou mais indivíduos em virtude de sua etnia ou cor da pele. Esse tipo de preconceito se manifesta, na maioria das vezes, na forma da violência verbal, ou até física, além da separação, exclusão ou segregação de pessoas . No Brasil, o Racismo é um crime inafiançável, no entanto, os casos não param de surgir.
Com o objetivo de promover uma maior conscientização sobre o assunto, a UNINASSAU Campina Grande realizou na tarde da última quarta-feira (22) uma ação no Museu dos três pandeiros, localizado às margens do Açude Velho.
A ação foi uma parceria entre os cursos de Direito e Educação Física da unidade, sendo uma ação de extensão universitária, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de combater a discriminação racial. Na ocasião, foram distribuídos panfletos informativos, com a colaboração de docentes e alunos, sobre o que é o racismo e como ele ocorre.
Já o curso de Educação Física, por meio do projeto Ser Campeão, também levou um momento de práticas de Taekwondo reforçando que o esporte é uma ferramenta que pode gerar inclusão.
Segundo o coordenador do curso de Direito, Arthur da Gama, toda a programação fez parte das ações organizadas para o 21 de abril que é o Dia Internacional de combate à discriminação racial. “Nós elaboramos uma programação nesta semana, inclusive, realizando um Podcast sobre esse assunto, e encerramos levando esse momento de conscientização para a população. É importante alertar as pessoas para que cada dia mais criem consciência de que é preciso respeitar a todos, independentemente de sua raça e etnia, e de que o racismo é crime”, ressaltou.
Da Assessoria