A cidade de João Pessoa foi tomada por protestos, nesta terça-feira (13), contra a aprovação no Senado da PEC 55 que limita os gastos públicos e medidas do governo do presidente Michel Temer como a Reforma da Previdência. As manifestações foram organizadas por estudantes, militantes de movimentos sindicais e do Movimento Brasil Popular.
Na Avenida Epitácio Pessoa, uma das movimentadas as Capital paraibana, pneus foram queimados e uma das faixas da via bloqueada próximo ao prédio do Ministério da Fazenda.
Uma passeada também saiu de frente da escola Liceu Paraibano, no Centro em direção a Assembleia Legislativa.
O presidente da Frente Brasil Popular na Paraíba, Marcos Freitas, avaliou os protestos e prometeu mais gente nas ruas.
“O negócio não vai ser fácil. Nós conclamamos o povo da Paraíba que acorde e que venha se mobilizar com a gente para defender a aposentadoria e os direitos trabalhistas”, afirmou.
Manifestantes protestam em frente a Assembleia Legislativa da Paraíba (foto: Albemar Santos)
A mobilização foi acompanhada pela Polícia Militar. A PM informou no ínicio da noite que as manifestações aconteceram de forma pacífica e não foi registrado nenhum tipo de depredação. Cerca de 200 pessoas estiveram no protesto entre o Liceu e a Assembleia, segundo a polícia.
Frente do Prédio do Ministério da Fazenda foi tomado pelos manifestantes em JP (foto: Alexandre Freire)
A ‘PEC do Teto’, que deve entrar em vigor ainda essa semana, teve o apoio dos senadores paraibanos, Deca (PSDB), Zé Maranhão (PMDB) e Raimundo Lira (PMDB).
Protestos contra a PEC também foram registrados ao longo do dia em algumas cidades como São Paulo, Porto Alegre e Recife.
Roberto Targino e Albemar Santos – MaisPB