Professional services of young but creative woman

Rádio O Dia PB

Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

Nesse período do ano, muitas pessoas aproveitam para ampliar ou reformar a casa e precisam contratar um arquiteto. Para escolher um bom profissional, é preciso um certo grau de pesquisa, como avaliação do portifólio de projetos realizados anteriormente. Além disso, é necessário que ele entenda o gosto do cliente para colocar em prática a reforma do imóvel.  

Para a arquiteta Lízia Agram Villarim, mestre em Desenvolvimento Urbano e docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNINASSAU Campina Grande, os anseios do cliente precisam estar alinhados ao modelo de trabalho do profissional. “É interessante visitar obras executadas do arquiteto e experienciar o perfil das soluções que ele oferta, além de consultar referências sobre seu projeto, entender seu perfil de atuação e conversar com o mesmo. O diálogo prévio é fundamental para colocar o projeto no papel, avaliá-lo e chegar a um acordo”, explica. 

O arquiteto tem uma formação voltada para projetar espaços e ambientes, considerando aspectos técnicos, ergonômicos, paisagísticos, culturais, de conforto ambiental e qualidade estética. Lízia ressalta que, após escolher o profissional e alinhar os anseios do cliente, a próxima etapa é deixar tudo firmado em contrato. “É imprescindível que todos os envolvidos estejam cientes das suas obrigações, dos prazos das entregas, do pagamento, dos documentos e das outras atividades previstas, como consultorias para compras, fiscalização e gestão de obras”, acrescenta.

Lízia diz que também é preciso lembrar como a obra costuma demandar alguns complementos, como instalações prediais, hidrossanitárias, elétricas, telefonia, automação, acessibilidade, paisagismo, iluminação, mobília e segurança contra incêndio. “É importante documentar essas informações e ter em mente que, ao longo da reforma, pode surgir a necessidade de fazer mudanças ou adequações na proposta. Se o projeto depender de uma aprovação nos órgãos públicos, por exemplo, os casos com responsabilidades de alterações aplicadas precisam ser apresentados”, finaliza.

Assessoria

Comentários

comments