Os professores municipais de Campina Grande prometem realizar um protesto em plena solenidade de posse do prefeito reeleito da cidade, Romero Rodrigues (PSDB) e dos vereadores escolhidos para os próximos quatro anos, no domingo, 1º de janeiro, no Teatro Severino Cabral, às 17 horas. A informação foi divulgada hoje pela assessoria do Sindicato dos Trabalhadores Públicos do Agreste da Borborema (Sintab). O motivo do repúdio, de acordo com o sindicato, é o “golpe” que estaria sendo planejado contra a categoria em relação ao Fudeb/Fundef. “Ao realizar um acordo ilegal e extrajudicial com uma confederação que não representa e nem possui o respaldo da categoria, o prefeito pretende diminuir o repasse constituído em Lei de 60% para 25% ao magistério”, alega o Sintab.
O Fundeb/Fundef tem por objetivo a manutenção e desenvolvimento da educação, além da valorização dos profissionais da educação.
“Sem querer estabelecer um diálogo com a categoria, Romero Rodrigues escapa de seus deveres públicos e fere a Lei do Fundeb/Fundef ao inverter o montante do repasse”, diz a nota emitida pela instituição sindical. “Trata-se simplesmente de um golpe contra a categoria. Não existe outro nome para descrever”, diz o diretor do Sintab Napoleão Maracajá.
|