Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

O Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande, vai promover um mutirão de cirurgias para 50 crianças e adolescentes que estavam na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). Na próxima semana serão feitas as operações pelos cirurgiões pediátricos do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), da Universidade Federal de Campina Grande e vinculado à Rede Ebserh.

Serão realizadas cirurgias de menor complexidade, em quadros como fimoses, hérnias umbilicais, hérnias epigástricas e hérnias inguinais. “Vamos operar crianças de 0 a 18 anos incompletos, que são pacientes da fila dos ambulatórios. Além dos cirurgiões pediátricos, o trabalho vai ter o auxílio de anestesistas, pediatras, enfermeiros, residentes, técnicos de enfermagem do HUAC e estudantes de medicina da UFCG”, explicou o cirurgião pediátrico Ewerton Franco de Souza.

As cirurgias acontecem devido à adesão do hospital ao XIII Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança, organizado pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (Cipe). Em 2018, o esforço concentrado nacional contribuiu para restabelecer, em menor tempo, a qualidade de vida de 315 crianças operadas.  No HUAC, o mutirão será realizado entre 29 de abril e 4 de maio.

“Nossa expectativa é realizar cirurgia em 50 crianças, que estão nas filas dos nossos quatro cirurgiões pediátricos. Isso até o dia D da ação nacional, que ocorrerá no dia 4. Os pacientes já foram selecionados, conforme a fila existente no HU”, explicou o cirurgião Uirá Coury, chefe da Unidade de Cirurgia Geral do Hospital Universitário.

ClickPB

Comentários

comments