O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), marcou reuniões com líderes partidários para discutir a tramitação da reforma administrativa e sobre mudanças no sistema político.
A conversa sobre a administrativa será na 3ª feira (8.jun.2021). O texto foi aprovado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e agora precisa de análise de uma comissão especial antes de ir para o plenário.
Lira criou o colegiado na última semana e avisou os deputados que essa reunião seria realizada. A reforma administrativa não deve afetar servidores já contratados, mas mesmo assim o tema causa conflitos na Câmara.
Também deve haver reunião na 3ª sobre a reforma política. Na 4ª (9.jun), a Câmara deve receber o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, para discutir eventuais mudanças no sistema eleitoral.
As eleições são discutidas em 3 frentes na Casa. Há uma comissão especial debatendo a retomada ao menos parcial do voto impresso – essa decidiu convidar Barroso, e Lira expandiu o evento para o plenário – e outra discute o formato de eleição de deputados e vereadores, entre outros temas.
Há, ainda, um grupo de trabalho que analisa mudanças nas leis (as duas discussões anteriores são de mudanças na Constituição) eleitorais, como as regras das campanhas.
Poder 360