Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

Rede já soma mais de 1,8 milhão de toneladas de alimentos vendidos pela ação “Prato Cheio”
Iniciativa oferece alimentos a preços populares, contribuindo para o acesso a uma alimentação nutritiva, com impacto direto em milhares de famílias nordestinas

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) — data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para debater o direito à alimentação adequada e conscientizar sobre a importância de uma nutrição saudável, acessível e sustentável para o bem-estar e o futuro das próximas gerações — o Assaí Atacadista registra uma marca importante: mais de 1,8 milhão de toneladas de alimentos comercializados em 2025 (até a terceira semana de setembro) por meio da ação “Prato Cheio”.

Presente nas lojas da rede em Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, o programa já se consolidou como uma resposta concreta à insegurança alimentar nos quatro estados, ao mesmo tempo em que reforça o posicionamento do Assaí como uma opção de preços mais competitivos e de variedade de produtos em relação ao varejo tradicional.

Com o “Prato Cheio”, clientes encontram combinações de alimentos essenciais por menos de R$ 10, que permitem montar uma refeição completa e nutritiva. Entre os itens que costumam compor o conjunto estão arroz, feijão, flocão, hortaliças e proteínas como miúdos ou pertences de frango, sempre preservando o valor nutricional e a proposta de equilíbrio alimentar.

A ação, que acontece semanalmente nas lojas participantes – de quinta a domingo – é aberta a todos os clientes, sem necessidade de cadastro, e contempla tanto o varejo quanto o atacado, atendendo famílias em busca de economia e pequenos comerciantes locais.

“Acreditamos que todos(as) devem ter acesso a uma alimentação digna. Com o ‘Prato Cheio’, conseguimos oferecer itens essenciais por um valor bastante acessível, ajudando milhares de famílias a levarem comida para a mesa. É também uma forma de reforçar o nosso papel como parceiro de confiança, que entrega economia real tanto para o consumidor final quanto para os(as) empreendedores(as) locais”, afirma João Miguel Gouveia, diretor Regional do Assaí Atacadista.

Segurança alimentar e impacto social
Embora o Brasil tenha saído do Mapa da Fome, dados da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) indicam que a insegurança alimentar ainda atinge milhões de brasileiros, com destaque para as regiões Norte e Nordeste, que continuam enfrentando os maiores desafios no acesso à alimentação adequada.

Nesse contexto, o “Prato Cheio” reafirma o compromisso social do Assaí em promover o acesso democrático à comida de qualidade, com preços acessíveis e impacto positivo nas comunidades onde atua. O programa reflete também os princípios da Agenda 2030 da ONU, especialmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ligados ao fim da fome, produção sustentável e ação climática.

“O ‘Prato Cheio’ é um exemplo de como o modelo de atacarejo pode ir além da economia e contribuir de forma prática para o bem-estar das pessoas. Essa é uma ação que já faz parte do nosso calendário, com resultados consistentes e um propósito claro: transformar o acesso à alimentação em algo mais justo e acessível para todos”, reforça Gouveia.

Serviço | Prato Cheio
Datas: De quinta-feira a domingo

Lojas Alagoas:
Assaí Arapiraca: Rua Maria Genusir Soares, 308 (Rodovia AL, 220) – Planalto – Arapiraca
Assaí Menino Marcelo: Avenida Menino Marcelo, s/n Serraria, Maceió

Lojas Paraíba:
Assaí João Pessoa: Rua Motorista Aldovandro Amâncio Pereira, n 51, Ernesto Geisel, João Pessoa
Assaí Campina Grande: Avenida Jornalista Assis Chateaubriand (Prox ao carajás Home Center), s/n Liberdade,Campina Grande

Lojas Pernambuco
Assaí Imbiribeira: Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 2056 – Imbiribeira, Recife
Assaí Olinda: Av. Pres. Kennedy, 2800 – Peixinhos, Olinda
Assaí Camaragibe: Av. Dr. Belmino Correia, 681, Centro, Camaragibe
Assaí Paulista: BR-101, 5.800, Artur Lundgren II, Paulista
Assaí Serra Talhada: Av. Waldemar Ignácio de Oliveira, S/N, Alto Bom Jesus, Serra Talhada
Assaí Caruaru: Avenida Cleto Campelo, 9 Centro, Caruaru
Assaí Caruaru Petrópolis: Av. João de Barros, Quadra 13 – Petrópolis, Caruaru
Assaí Cabo de Santo Agostinho: Rodovia PE 60, 2520, Garapu, Cabo de Santo Agostinho
Assaí Garanhuns: Avenida Prefeito Luiz Souto Dourado, 1.102 Severiano Moraes Filho, Garanhuns

Lojas Rio Grande do Norte:
Assaí São Gonçalo do Amarante: Avenida Bacharel Tomaz Landim, s/n Jardim Lola, Natal
Assaí Natal: Avenida Dão Silveira, s/n Pitimbu, Natal

Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí Atacadista é uma Corporation (empresa sem um único controlador), que opera no setor de atacarejo há mais de 50 anos e é a maior e mais presente empresa brasileira do varejo alimentar (Abras e NielsenIQ Homescan). É ainda a marca mais valiosa do setor no país (Interbrand, Brand Finance e TM20) e alcançou a melhor colocação da história para uma empresa brasileira no ranking Global Powers of Retailing 2025, da Deloitte, entre as 100 maiores varejistas do mundo com base em desempenho financeiro (92ª colocação). Fundado em São Paulo (SP), o Assaí atende comerciantes e consumidores(as) que buscam maior economia na compra a varejo ou a atacado, liderando a proposta de inovação no formato. Atualmente, tem mais de 300 lojas em todas as regiões do país (24 Estados + DF) e mais de 90 mil colaboradores(as), sendo reconhecida pela GPTW como a melhor empresa de varejo alimentar para se trabalhar (companhias com mais de 10 mil colaboradores). As ações do Assaí são as únicas de uma empresa de atacarejo negociadas na B3 (ASAI3). Forte geradora de caixa, cresce ano após ano e, em 2024, registrou faturamento de R$ 80,6 bilhões. Reconhecida pelo seu forte trabalho social, conta com o Instituto Assaí que, desde 2022, atua com ações de impacto social nas frentes de apoio ao empreendedorismo, incentivo ao esporte e segurança alimentar.

Para contatar a equipe de assessoria de imprensa do Assaí, obter press releases ou imagens oficiais da marca, acesse: www.assai.com.br/imprensa

Comentários

comments