O atendimento à saúde no município de Boa Vista tem se destacado pelo cuidado integral com a população, incluindo a assistência odontológica. Um exemplo recente foi o caso da estudante da rede municipal, Miriam, de 7 anos, que durante um ensaio na quadra da escola, sofreu uma queda e teve o dente fraturado.
Atendida no PSF III Otaciana Pereira Leite, a criança passou por um procedimento de reconstrução do dente com resina, realizado pela odontóloga Beatriz Falcão, que devolveu o formato original, a estética e a função do dente. “Miriam foi super bem atendida pela dentista que fez um excelente trabalho, uma ótima profissional, disse a mãe da estudante”, Rosângela Pereira.
Além de atender casos de urgência, como dores de dente, abscessos e traumas, as unidades básicas de saúde (UBSs) de Boa Vista oferecem uma ampla gama de serviços odontológicos à população. São consultas de avaliação e acompanhamento, limpeza, profilaxia e aplicação de flúor; restaurações, remoção simples e de dentes siso, acompanhamento odontológico de gestantes, como também procedimento de frenotomia, a popular “cirurgia da linguinha” em recém-nascidos, contribuindo para o sucesso da amamentação e o desenvolvimento saudável das funções orais.
Outro destaque, segundo a coordenadora de Odontologia, Ellen Cordeiro, é o Programa Saúde na Escola, que leva profissionais da Estratégia de Saúde da Família para dentro das salas de aula. “Nessas visitas, são realizadas atividades de orientação sobre escovação, cuidados com a boca e ações educativas que contribuem para que as crianças cresçam com mais consciência sobre a importância da prevenção”.
Para facilitar o acesso do trabalhador que tem o horário mais restrito, a Prefeitura de Boa Vista oferece atendimento aos sábados a partir das 8h no PSF III, na terça-feira a partir das 14h e sexta-feira em Cacimba Nova a partir das 16h.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Isolda Soares, nos próximos dias o serviço iniciará o tratamento endodôntico. “Estamos ampliando o atendimento para que a população tenha a oportunidade de fazer o tratamento de canal, caso seja necessário. Desta forma, o usuário procura sua UBS, faz a consulta e após análise, é encaminhado para o início do procedimento, evitando assim a extração do dente”.
A secretária destacou a abrangência da função social do atendimento odontológico. “O objetivo é garantir assistência e garantir orientação sobre saúde bucal em todas as faixas etárias, a exemplo da oferta de prótese dentária, restabelecendo assim a função mastigatória, a estética do sorriso e o bem-estar psicológico dos nossos pacientes”.
Com esse conjunto de ações, a Prefeitura de Boa Vista reafirma seu compromisso em assegurar o acesso à saúde bucal de qualidade para toda a população, cuidando das famílias desde a infância até a terceira idade e fortalecendo a rede pública de saúde do município.
Assessoria de Imprensa