O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD, divulgou um levantamento inédito sobre a relação dos brasileiros com as atividades físicas. Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional 2017 – Movimento é Vida: Atividades Físicas e Esportivas para Todas as Pessoas, em 2015, 37,9% da população praticavam algum tipo de exercício. Isso significa que a cada dez brasileiros, apenas três praticam alguma atividade frequente. Destes, 33,4% eram mulheres e 42,7% homens. O Distrito Federal é a unidade da federação com o maior número de praticantes de atividades, com um total de 50,4% praticando atividade. Já Alagoas é a que registrou o menor índice, com apenas 29,4% da população ativa.
Segundo os idealizadores, o estudo tem como objetivo contribuir para o aumento das práticas esportivas, dando chances a maiores níveis de desenvolvimento humano para todos os cidadãos.
O levantamento também apresenta dados sobre o perfil do praticante de esportes no Brasil. Segundo o estudo, pessoas com um maior nível de instrução e que vivem com uma renda maior do que cinco salários mínimos são justamente os que mais praticam esportes e atividades físicas. A análise da PNUD também informa que brancos praticam mais esportes que as demais etnias aqui no Brasil
O relatório ainda revela que mais de 38% das escolas no país não apresentam condições de serem chamadas de Escolas Ativas. Segundo o levantamento, as escolas precisam de uma estrutura física e de uma melhor distribuição de tempo para proporcionar aos estudantes experiências que o mantenham praticando atividades durante o resto da vida. Apenas 0,03% das escolas apresentadas tem essa condição.
Reportagem, Raphael Costa
Fonte: Agência do Rádio