A atleta paraibana Mayara Rocha está em Lima, capital do Peru, onde participa, neste final de semana, do XXXVII Campeonato Sul Americano de Powerlifting Equipado e neste sábado (09) ela disputa o título de campeã sul-americana. Atual campeã brasileira, Mayara sagrou-se vice-campeã no último Sul Americano, que foi disputado no Brasil, na cidade de Caçador, em Santa Catarina, no ano passado.
Para a competição deste ano, Mayara fez uma preparação especial com uma rotina de trinos e alimentação para manter a performance das últimas competições. A atleta paraibana inicia a disputa ao meio dia, no horário de Brasília, no Coliseo Cerrado de La Universidad Nacional de Ingenieria, na capital Lima. Mayara é a única atleta do Nordeste participando da competição, na categoria de peso corporal até 47 kg. A delegação brasileira que viajou a Lima é a maior já registrada, com cerca de 60 aletas.
E maio do ano passado, ao participar pela primeira vez em sua trajetória de atleta de uma competição de Powerlifting Equipado, Mayara conquistou um feito inédito para atletas da modalidade: mesmo sendo estreante e disputando com atletas consagradas mundialmente, ela ganhou todos os títulos que estavam em disputa.
Mayara sagrou-se Campeã Brasileira de Powerlifting Equipado, Campeã do Arnold Classic South América 2022 (as duas competições foram disputadas simultaneamente), quebrou três recordes brasileiros na modalidade e conquistou o título de Melhor Atleta da Competição. Tudo isso poucos dias após ter conquistado o título de Campeã Brasileira no Powerlifting Clássico e quatro medalhas no Sul Americano.
Mayara iniciou a competição quebrando o primeiro recorde nacional, no Agachamento, levantando 140 kg. Depois, bateu o recorde no Levantamento Terra, conseguindo erguer 130 kg. E pouco depois ela levantou 140 kg no mesmo Levantamento Terra, batendo o próprio recorde que havia quebrado momentos antes.
“Esta é a primeira competição internacional do Powerlifting Equipado que eu estou participando este ano. No ano passado eu bati ali na trave, fui vice-campeã sul-americana, e este ano, se Deus quiser, quero trazer esse título para o Brasil. Quero agradecer todos o apoio, torcida e confiança de sempre”, disse Mayara, atraveps de suas redes sociais (confira no perfil do Instagram @mayararochaaa).
Em abril deste ano, Mayara Rocha foi destaque no programa Fantástico, da TV Globo, que contou a sua história de vida e de superação no quadro “O Som da Minha Vida”, com a participação da cantora Sandy.
Quem é Mayara Rocha
Mayara Rocha Soares tem 30 anos, é natural de Campina Grande, membro da Seleção Brasileira de Levantamento de Peso Olímpico – LPO (2018); tetracampeã paraibana; vice-campeã brasileira; membro da delegação da Seleção Brasileira de Levantamento de Peso que disputou o Panamericano em Santo Domingo, na República Dominicana; Medalha de Bronze no Campeonato Brasileiro de Levantamento de Peso Olímpico; 3ª colocada no Mundial Crossfit Liftoff; 4ª colocada no Campeonato Brasileiro de LPO 2021, medalhas de ouro e de prata no Campeonato Brasileiro de Powerlifting 2021, tetramedalhista no Sul Americano de Powerlifting 2021 (duas medalhas de prata e duas de bronze), Campeã Brasileira de Powerlifting Clássico 2022, Campeã Brasileira de Powerlifting Equipado 2022, Campeã e título de melhor atleta do Arnold Classic South América 2022; detentora de três recordes nacionais no Powerlifting Equipado 2022 e 5º melhor Agachamento do Mundo, no Campeonato Mundial de Powerlifting 2022, disputado em Sun City, na África do Sul; Campeã Sul-Americana no Agachamento (Modalidade Powerlifting Raw) e Vice-Campeã Sul-Americana no Powerlifting Equipado; recordista brasileira no Squat/Agachamento e Vice-Campeã Brasileira de Powerlifting Clássico 2023.
Assessoria de Comunicação
Mayara Rocha Soares
Atleta de Levantamento de Peso / Powerlifting