Aassistente social Luciene do Nascimento, do Banco de Leite do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), afirmou que diariamente bebês recém-nascidos que estão nas UTIs dos hospitais de Campina Grande precisam de leite materno para garantir todos os nutrientes necessários. Ela citou que o período de férias traz consigo uma baixa no número de mães doadoras de leite e fez um apelo para que mães que apresentam leite sobrando doem ao banco de leite para ajudar crianças que precisam.
Luciene explicou que o banco de leite está disponível para captação de doadoras de segunda a sexta, pela manhã e à tarde. Ela ainda citou que é possível que a mãe se torne doadora em casa, onde há uma série de instruções a respeito do armazenamento do leite, e a coleta é feita por parte de uma equipe responsável.
– O banco de leite está à frente da captação do leite materno. Nosso objetivo é captar novas doadoras, principalmente nesse período de férias escolares que vai até o Carnaval – frisou, em entrevista à Rádio Caturité FM.
Segundo a assistente social e participante do projeto ‘Casa da Gestante’, Verônica Gama, a casa é um local de apoio, onde as gestantes com filhos internados em UTI podem ser acolhidas e acompanhadas por uma equipe composta por médicos, psicólogos, nutricionistas e enfermeiros.
Para se tornar doadora, basta que a mãe entre em contato através do número (83) 3310-6185. O banco de leite também recebe doação de potes de vidro, como os de café solúvel ou maionese, para armazenamento do leite.
Fonte: Paraiba Online