Artur Bolinha, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande (CDL/CG), comentou mais uma vez sobre cuidados que precisam ser adotados quando o assunto se refere à pandemia do novo coronavírus, principalmente com relação ao Brasil.
Bolinha se reportou ao momento afirmando ser instável todo o contexto atual e por isso a necessidade de adaptação às mudanças diárias causadas pela busca de manutenção da vida.
“ Estamos vivendo um momento carregado de tensão, é tudo muito novo pra nós e qualquer atitude errada num contexto desses, é muito perigoso. Precisamos de cautela, eu continuo frisando isso. E a necessidade de adaptação às mudanças que acontecem todos os dias não fica apenas no âmbito da saúde, mas em outros setores completamente afetados pelos efeitos do covid-19, a exemplo da economia, que vive um momento emergencial e precisa de estratégias urgentes para que se evite um colapso no Brasil” apontou.
O empresário acrescentou ainda que o contexto local é extremamente preocupante, já que Campina hospeda grande número de micro e médias empresas, setor que dá base econômica a milhares de famílias.
“Os efeitos econômicos dessa paralisação a nível de Brasil e de Campina Grande são extremamente devastadores. Realmente o prejuízo é enorme porque houve uma onda de demissões muito expressiva. É difícil fazer uma avaliação em virtude do estrago que foi produzido” complementou.
Artur afirmou que a preocupação é geral porque o efeito da pandemia causa instabilidade inclusive de decisões em prol de um equilíbrio entre a busca pela manutenção da saúde das pessoas e a luta contra a recessão econômica e consequentemente contra a miséria a nível nacional. Ele disse ainda que os gestores vivem um momento extremamente difícil e desafiador.
“As atitudes nesse momento são correspondentes ao que o vírus vem provocando no mundo inteiro. É um ser desconhecido, ainda em sua primeira fase no Brasil, que faz com que as orientações no âmbito da saúde e a profilaxia, por exemplo mudem a todo momento. A pandemia pede medidas incisivas e cada dia é crucial nessa luta. Em uma semana o contexto muda bastante. Da mesma forma como foi necessário demais que se encerrasse as atividades do comércio pra promover o isolamento social nesse primeiro momento, é necessário agora que se monitore a situação com toda a cautela e a prudência necessárias pra que se possa, dentro de um nível alto de segurança pra as pessoas, voltar às atividades econômicas de forma gradativa. As decisões precisam ser contextuais e de acordo com cada momento” adendou.
Assessoria