O prefeito Bruno Cunha Lima homologou o resultado do Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbanismo para Requalificação da Feira Central de Campina Grande e, em reunião realizada nesta sexta-feira (19), no Salão Nobre do Gabinete do Prefeito, assinou contrato com o escritório Manoel Belisário Arquitetura, vencedor da disputa. O ato solene marca a conclusão do Concurso, que foi realizado pela Prefeitura, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e que contou com a participação de profissionais de todo o país.
O escritório vencedor, que é sediado no estado do Ceará, trabalhou em parceria com a Oficina Paraibana de Arquitetura (OPA). Agora, com o contrato assinado, a equipe seguirá um cronograma estabelecido para a entrega de todos os projetos necessários para a licitação e execução da obra, passando pelos projetos executivos e complementares.
Visivelmente feliz com o nível de excelência do resultado do Concurso, o prefeito Bruno agradeceu pelo empenho de toda a equipe da Secretaria de Planejamento e do Instituto de Arquitetos do Brasil na organização desse processo de seleção. Bruno explicou que a Requalificação da Feira Central será executada por etapas, iniciando pelos armazéns, primeiro pacote de projetos que deverá ser entregue pela equipe no prazo previsto de 45 dias.
“Tenho a percepção de que a opção por realizar um concurso nacional foi a decisão mais acertada, porque democratizamos a concorrência e tivemos inscritos de praticamente todos os estados do Brasil. Conseguimos um nível de excelência muito grande, com arquitetos que, embora jovens, conseguiram entregar um projeto que detalha desde a organização da feira, com critérios arquitetônicos, até o mobiliário. Estamos vivendo um novo momento, é uma virada de chave. É o primeiro concurso público de projetos da história de Campina e a gente se orgulha muito de ter feito isso, assim como de ter a parceria do IAB, do CAU, do Iphan e de todos os envolvidos nesse processo. Concluímos mais uma etapa para a requalificação da Feira Central, com a assinatura desse contrato, e daremos continuidade seguindo um cronograma; por exemplo, daqui a 45 dias essa equipe deverá apresentar os projetos executivos dos armazéns, que será a primeira etapa da obra a ser licitada e executada”, detalhou Bruno.
Segundo a secretário de Planejamento, Felix Araújo Neto, a proposta apresentada foi selecionada por uma comissão julgadora isenta e formada por expoentes da Arquitetura e Urbanismo do Brasil, por atender critérios técnicos estabelecidos no edital, respeitando toda a história e todo o estudo que já vinha sendo realizado pela Prefeitura ao longo dos anos. Ele destacou que na ata do resultado do Concurso, o projeto é descrito como tratando “com maestria as diversas escalas do projeto, desde a inserção urbana até o mobiliário’. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos integrantes da comissão julgadora.
“O dia de hoje foi histórico. Marcamos a história de Campina Grande através da assinatura desse contrato para a execução do projeto. Ressaltamos todo o simbolismo e toda a importância dessa requalificação e estamos com a expectativa muito alta para contribuir com a melhoria da cidade e em especial, a melhoria da Feira. O sentimento é de gratidão e destacamos, desde o começo, as três palavras que definem o nosso projeto: generosidade, cuidado e respeito. Generosidade e cuidado para com as pessoas e para com as atividades que essas realizam na Feira e respeito para com o patrimônio tanto material como imaterial da Feira”, disse Manoel Belisário, arquiteto titular da equipe vencedora do Concurso.
Além do prefeito Bruno, estiveram compondo a mesa da solenidade os secretários Felix Araújo Neto (Planejamento), Tulio Duda Paz (executivo/Seplan), Gilbran Asfora (chefe de gabinete), Gustavo Braga (Finanças), Geraldo Nobre (Sesuma) e Joab Machado (Obras); o vereador Janduy Ferreira; e as arquitetas Aída Pontes (conselheira superior do Instituto de Arquitetos do Brasil), Daniele Benício (representando o CAU/PB) e Yohanna Tereza (representando o IAB/PB). Também participaram do momento, entre outros convidados, o coordenador de comunicação da Prefeitura, Marcos Alfredo; o jornalista Hermes de Luna; a inspetora do CREA/PB, Marileide Lira; o secretário-executivo de Finanças, Felipe Gadelha e o gerente da Feira Central, Agnaldo Batista.
A equipe vencedora do Concurso também participou do momento. Ela é formada pelos arquitetos Manoel Belisário, João Luiz Carolino, Ana Luísa Santos, Filipe Gonzales, Neli Rabello, Petrus Fernandes e pelos estudantes de Arquitetura Sophia Lomo, João Victor Nunes, Giulia Soares e Douglas Almeida.
Todos os documentos, detalhes e mais informações sobre o Concurso Feira de Campina Grande estão disponíveis no site: https://
CODECOM