O projeto de revitalização do histórico Cine Capitólio, que o transformará no primeiro Cinema Público da Educação da América Latina, atingiu um novo e significativo marco. Nesta quinta-feira , teve início a etapa de concretagem da laje do piso superior. A concretagem é crucial para dar forma ao piso que abrigará uma biblioteca dedicada às crianças da rede municipal de ensino. Este espaço visa promover o acesso à leitura e complementar a experiência educativa proporcionada pelo novo cinema.
“Quem passa pelo lado de fora acaba não tendo noção do quanto a obra tem avançado dentro. Hoje, mais uma etapa importante se concretiza: o segundo pavimento, onde será, dentre outras coisas, a maior biblioteca da rede municipal de Campina.” disse o secretário de educação Raymundo Asfora Neto.
Além disso, alguns espaços já tomaram forma, com elementos estruturais concluídos, como o palco e a arquibancada, reforçando a identidade cinematográfica do espaço. Com a fase de execução das fundações já superada e a estrutura metálica totalmente concluída, a obra segue em fase avançada, com aproximadamente 50% dos trabalhos finalizados.
O engenheiro responsável pela obra comentou que a parte hidráulica da obra também foi iniciada: “A etapa de fundação foi a mais complexa, porque se tratava de uma estrutura antiga, sendo realizada por partes para não comprometer a estrutura. Com a finalização da estrutura metálica, ela já tomou formato de cinema e teatro e, a cada dia, vem avançando mais. A parte hidráulica da obra também já está sendo executada. Depois de concluída a concretagem do pavimento superior, o próximo grande passo será a etapa do telhado termoacústico”, destacou Anselmo Rodrigues, gerente de engenharia da Seduc.
Após a conclusão da laje, a obra prosseguirá para as etapas de acabamento, instalações e revestimentos, aproximando a comunidade da entrega do “Capitólio da Educação”, um equipamento cultural e pedagógico que será referência no Brasil.
Codecom




