Acontece nesta segunda-feira, 18, às 19h, na Câmara Municipal de Vereadores de Campina Grande, o II Simpósio CMCG que trará o tema “Além do Silêncio: Diálogos sobre saúde mental no Setembro Amarelo”.
O evento é uma realização da vereadora Carol Gomes (União Brasil) em parceria com a Coordenação Municipal de Saúde Mental com o apoio da Casa de Félix Araújo.
“É um momento muito significativo, onde com a realização do Simpósio vamos colocar a saúde mental como protagonista das reflexões da noite trazendo esclarecimentos de especialistas, levando informação e sanando dúvidas sobre o tema”, falou Carol.
Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”. Segundo informações do site oficial da campanha, de acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Lívia Sales, coordenadora da pasta de saúde mental do município, fala sobre a relevância de discutir esse tema: “A importância dessa campanha é promover conscientização e prevenir o agravamento de transtornos psíquicos, que trazem prejuízos importantes na vida das pessoas. Conhecendo sobre a questão, com menos preconceitos e estigmas, é possível falar, fazer o diálogo fluir em casa, na escola, no trabalho e promover saúde mental para toda população”, disse.
Além das falas da vereadora Carol Gomes, e de Lívia Sales, o evento também contará com palestras de Socorro Tavares, Séfora Lima e Edmundo Gaudêncio.
Assessoria de Imprensa