Em alusão ao mês da Consciência Negra, a UNINASSAU Campina Grande realiza a segunda edição do “Falas Negras”. O evento acontece na próxima quarta-feira (12), a partir das 8h, trazendo reflexões sobre a educação antirracista.
O evento terá a participação de 20 estudantes de escolas públicas de Campina Grande. Na última semana, eles fizeram um passeio pelos monumentos históricos da cidade e foram questionados sobre terem ou não se sentido representados pelas construções. Também há a presença dos estudantes do curso de Psicologia da Instituição. Essa iniciativa integra a programação do projeto “História, cultura e emoção na educação antirracista: Campina Grande – PB e seus monumentos”.
De acordo com Antônio Gutemberg, doutor em história social, docente da Instituição e organizador do evento, juntamente com a professora Doutora Lorena Bandeira, após a realização dos debates, os estudantes da rede pública recebem orientações dos discentes de Psicologia sobre como funciona o atendimento psicológico em questões que envolvem racismo.
“Esse debate precisa chegar nas escolas porque, nesse ambiente, muitos estudantes vivenciam situações no cotidiano e nem sempre sabem que se trata de racismo. Nosso intuito é levá-los a refletirem, dentro da nossa perspectiva histórica, como personalidades da cultura negra foram importantes para mudar essa realidade. Porém, ainda assim, não são homenageadas em monumentos públicos”, explicou Antônio Gutemberg.
Da Assessoria

