Reforma eleitoral
O grupo de trabalho da minirreforma eleitoral vai votar o parecer do relator, deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), nesta semana, na Câmara Federal. A preocupação com a data tem um motivo: para que possa valer já nas eleições municipais de 2024, a minirreforma eleitoral precisa virar lei antes do dia 6 de outubro, um ano antes do pleito marcado para o próximo ano.
Pontos da reforma
Entre os pontos que devem ser mantidos estão a antecipação do período de registro de candidaturas, a simplificação do processo de contas e da propaganda eleitoral, e uma melhor definição dos crimes de violência política contra a mulher. Outros pontos ainda aguardam consenso, como a distribuição das sobras eleitorais, que são as vagas não preenchidas pelos critérios do sistema proporcional.
Banho maria
A pré-campanha eleitoral , em Campina Grande , entrou em “banho maria” após o encontro do prefeito Bruno Cunha Lima com o deputado Tovar Correia Lima e as conversar mesmo que administrativa com o deputado Romero Rodrigues e o senador Veneziano Vital do Rêgo , em Brasília. Por sua vez, a senadora Daniella Ribeiro descarta concorrer à PMCG e admite conversar com Romero desde que ele se incorpore à opoosição.
Disputa em Cabedelo
O governador João Azevêdo reafirmou o apoio a candidatura do ex-deputado Ricardo Barbosa à Prefeitura de Cabedelo, no Litoral paraibano. O filho da ex-vereadora Maria Barbosa e de Manoel Barbosa (já falecido) , vai enfrentar o candidato apoiado pelo prefeito atual Vitor Hugo. As águas na cidade portuária vão rolar até outubro do próximo ano.
Haja feriado!
Novos feriadões ocorrerão, em Campina Grande. Na próxima segunda-feira (18), o comércio vai fechar por conta do Dia do Comerciário. Em outubro, dois feriados seguidos: dia 11 (Aniversário de emancipação política de Campina Grande) e 12 (Padroeira do Brasil – Nossa Senhora Aparecida). Em novembro, haverá feriado no dia 2 (Finados) e no 15 (Proclamação da República).