Rádio O Dia PB

Compartilhe as últimas notícias do Brasil!
Ibope na Paraíba
A expectativa é grande nos meios políticos da Paraíba em relação à pesquisa do Ibope que deverá ser divulgada na próxima sexta-feira (24) para o governo do Estado. Na disputa, estão José Maranhão (MDB), João Azevedo (PSB), Lucélio Cartaxo (PV), Tárcio Teixeira (PSOL) e Rama Dantas (PSTU).
Divulgação
Também será aferida a intenção de votos para o Senado Federal. Os números da corrida sucessória e para senador vão divulgados pelas TVs Cabo Branco e Paraíba, afiliadas da Rede Globo. O Ibope foi contratado por R$ 65.56900.
Eleitorado estadual
Dados do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) informam que dez cidades paraibanas concentram o maior número de eleitores em todo o Estado. As cinco primeiras com o maior colégio eleitoral são: João Pessoa (571.607); Campina Grande (285.487)); Santa Rita (92.936); Bayeux (69.692) e Patos (63.697).
Biometria
Ainda dentro das informações do TRE-PB, a Paraíba possui mais de 2 milhões de eleitores (2.867.655 – desconsiderando as transferências temporárias de eleitores), 68 Zonas Eleitorais e todas as cidades usarão o Sistema de Biometria. Serão utilizadas 9.946 Seções Eleitorais, funcionarão 1.755 Locais de votação e 16 mesas receptoras de justificativas de voto.
Pesquisa para presidente
A primeira pesquisa Ibope/TV Globo desde o início oficial da campanha das eleições 2018 mostra o candidato Jair Bolsonaro (PSL) como líder da corrida presidencial, com 20%, no cenário em que Luiz Inácio Lula da Silva não é apresentado aos eleitores. A seguir vêm Marina Silva (Rede), com 12%, e Ciro Gomes (PDT), com 9%.
Primeiro pelotão
Já no cenário em que Lula é incluído, o ex-presidente aparece em primeiro lugar, com 37%, e Bolsonaro cai para a segunda colocação, com 18%. Considerados apenas os votos válidos (excluídos os brancos e nulos), a taxa do petista chega a 47%. O Ibope ouviu 2.002 eleitores, em 142 municípios, entre os dias 17 e 19 de agosto. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo BR-01665/2018.
Segundo pelotão
No cenário sem o ex-presidente, no entanto, o herdeiro da candidatura petista, Fernando Haddad, aparece com 4%, em quinto lugar. Neste cenário, Bolsonaro lidera com 20%, seguido por Marina Silva (Rede), com 12%, Ciro Gomes (PDT), com 9%, e Geraldo Alckmin (PSDB), com 7%.
Turma de 1%
Henrique Meirelles, do MDB, aparece na “turma do 1%”. No cenário sem Lula, o candidato do governo à Presidência da República está grudado com presidenciáveis de partidos de menor expressão como Cabo Daciolo (Patriota), Vera Lúcia (PSTU), Guilherme Boulos (PSOL), Eymael (DC), João Goulart Filho (PPL) e João Amoêdo (Novo).

Comentários

comments