Campanha nas ruas –
Embora o primeiro turno da eleição para governador da Paraíba esteja marcado para 2 de outubro de 2022, os palanques são formados e a campanha já está nas ruas. Vale lembrar que a Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto. Veja abaixo os palanques que estão sendo formados.
João Azevêdo
O governador João Azevêdo, que trocou o Cidadania pelo PSB, deve disputar a reeleição. Nos bastidores, ventila-se que o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP) pode ser o candidato a senador na chapa governista. Vários são citados para vice, a exemplo do presidente da ALPB, Adriano Galdino, do deputado Inácio Falcão e o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros.
Pedro Cunha Lima
O deputado Pedro Cunha Lima (PSDB) foi lançado pré-candidato a governador, após a desistência do ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD). O tucano começa a flertar com o deputado Efraim Morais (UB) para que ele seja o candidato a senador na sua chapa. Ainda não há cotados para vice de Pedro.
Veneziano Vital do Rêgo
O senador Veneziano Vital do Rêgo ex-prefeito de Campina Grande anunciou a pré-candidatura em um evento, realizado pelo MDB na Paraíba em 21 de fevereiro. Também foi anunciado o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) para o Senado Federal. Para a vice, ventila-se o nome de Maisa Cartaxo (PT).
Nilvan Ferreira
O comunicador Nilvan Ferreira (PTB) anunciou que seria pré-candidato no início de dezembro de 2021. Em 2020, ele participou da disputa pela prefeitura de João Pessoa. O pré-candidato ao Senado da sua chapa é Bruno Roberto (PL). A médica Annelise Meneguesso (PL) é cotada para vice.
Lígia Feliciano
A vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) lançou a pré-candidatura ao Governo do Estado no início do ano com o apoio da direção nacional do partido e do presidenciável Ciro Gomes. Ela ainda não anunciou o seu vice nem o postulante ao Senado.
Adjany Simplício
A professora Adjany Simplício foi lançada pré-candidata em janeiro deste ano. Atua em movimentos sociais em defesa da educação desde 2007 e é filiada ao PSOL desde 2016. O seu partido está fazendo uma federação com a Rede Sustentabilidade.
|
|