Com o tema “Conscientização na Praça e na Escola”, Campina Grande vai comemorar na próxima terça-feira, 19 de novembro no Dia da Bandeira e Dia da Consciência Negra. As comemorações contarão com quilombolas do Quilombo Matão, Grupo de Capoeira, Religião de Matriz Afro e também outras heranças afro-brasileiras.
A realização das comemorações é do Movimento Negro, Gabinete da vereadora Jô Oliveira, Militantes da Causa Social, Sindicatos combativos de Campina Grande e da Resistência. As entidades citadas pensaram e planejaram uma programação diversificada que vai de apresentações na Praça da Bandeira, homenagens oficiais com moções de aplausos a palestras nas escolas estaduais Irmã Stefanie e Senador Humberto Lucena, situadas no bairro novo Cruzeiro, zona sul da cidade.
Como um dos coordenadores do evento de comemoração do Dia da Consciência Negra, João Tavares Neto, professor da rede estadual de ensino e do município de Mogeiro, destacou a importância de ações como essa, segundo ele, além de ser uma ação afirmativa dos povos que contribuíram e contribuem com o desenvolvimento deste país, é também momento de dizer que a luta continua viva e forte.
“Precisamos que a sociedade conheça e se engaje nesses movimentos, pois, é uma forma de inclusão social de quem durante tanto tempo ficou invisível e marginalizado, essa nação tem um débito muito grande com o povo negro, dada a sua resistência, de alguma forma isso começa a melhorar, mas, a melhora só é possível com organização e luta”, enfatizou Tavares Neto.
Confira a programação do evento:
1- Atividade na Praça da Bandeira (8h às 09h20);
2- Caminhada até o auditório do CCJ – Direito/UEPB (10h às 12h20;
Moção de aplausos:
– Alberto Banal
– Rosângela Aparecida dos Santos
3- E. E. Irmã Stefanie – atividade com palestra e com demonstração artística (13h às 15h15)
4- E. E. Humberto Lucena – atividade com palestra e com demonstração artística (15h30 às 17h30) e (das 19h às 20h15)
ASCOM