Em tempo de dificuldade econômica uma boa noticia chega vinda do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria da Assistência Social de Campina Grande.
Um dos seus usuários, o jovem Anderson Moreira, com pouco mais de 16 anos, ganha uma vaga no mercado de trabalho através do Programa Menor Aprendiz.
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da SEMAS esta promovendo cursos de capacitação e iniciação ao mercado de trabalho.
No ultimo curso, 30 jovens, distribuídos em duas turmas, receberam aulas de matemática, português, informática e técnicas para iniciação ao mercado de trabalho.
Ao final do curso, todos os jovens e seus respectivos currículos foram encaminhados ao IEL (Instituto Euvaldo Lodi) da Federação das Indústrias da Paraíba, ao SINE e ao CIEE(Centro de Integração Empresa Escola).
Um dos primeiros a serem chamados foi o Anderson Moreira Soares que esta formalmente no mercado, trabalhando na Empresa Ideal Festas em Campina Grande. “Com o tempo vamos aprender cada vez mais”, destaca o jovem aprendiz.
O programa jovem aprendiz é um projeto do governo federal criado a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00) com o objetivo de que as empresas desenvolvam programas de aprendizagem que visam a capacitação profissional de adolescentes e jovens em todo o país.
Para o empresário Ednaldo José da Ideal Festas a contratação desses jovens é muito importante. “Todos os meus funcionários, nos dez anos desta empresa vieram do Menor Aprendiz”
“Gostaríamos de sensibilizar a mais empresas a contratarem também os jovens em vulnerabilidade social”, lembra a Coordenadora do PETI Jussara Melo.
Fonte: CODECOM