Rádio O Dia PB

Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

Segundo dados do Cadastro Geral dos Empregados (Caged) no mês de setembro o país criou 137 mil empregos, um número bem maior do que os criados nos últimos seis anos.

Apesar disso, a massa de desempregados ainda é muito alta e, segundo o coordenador do Sine de Campina Grande, Hércules Lafite, um dos grandes problemas que dificulta a entrada ou retorno do trabalhador ao mercado de trabalho, está relacionado a dois pontos principais: a falta de experiência e a qualificação.

– A questão da experiência é um ponto que tenho batido muito na tecla, pois as empresas que oferecem vagas exigem pelo menos seis meses e isso dificulta a entrada ou reintegração, principalmente para quem não tem experiência para a determinada função. Outro fator também é a qualificação. Se você tem experiência e não tem qualificação, quando tentar uma vaga no mercado, se não tiver qualificação já perde a vaga. É isso que vivenciamos no Sine de Campina Grande – disse.

Outro fator que pode afastar o trabalhador da sua tão sonhada vaga é o currículo. Ele é a porta para que o recrutador veja se o candidato é ou não apto para o emprego.

Ainda segundo o coordenador, um currículo deve ser bem feito, sucinto e com informações verídicas do trabalhador.

– É necessário ser objetivo e ter todas as informações pessoais, principalmente telefone, pois muitas vezes o número que está no currículo não atende ou está desligado, quando o recrutador tenta acionar o candidato. Colocar sempre informações verídicas sobre si. Deve inserir todos os cursos que possui, as atividades que já exerceu, mas deve ser destrinchada de forma objetiva – disse.

 

Fonte: ParaibaOnline

Comentários

comments