O programa Covax Facility assinou um acordo com a farmacêutica Moderna para adquirir 500 milhões de doses da vacina anticovid da farmacéutica, anunciou a Gavi Alliance (Aliança das Vacinas) nesta 2ª feira (03.mai.2021).
A Moderna deve começar a fornecer à Covax no último trimestre de 2021, com 34 milhões de doses disponíveis antes do final do ano, anunciou a Gavi Alliance. Outros 466 milhões de doses seguirão em 2022.
“Estamos muito felizes de assinar este novo acordo com a Moderna, que dá aos participantes do Covax acesso a outra vacina altamente eficaz”, afirmou Seth Berkley, diretor executivo da Gavi Alliance.
O acordo também contém “opções que permitem eventualmente obter doses da vacina adaptadas para futuras variantes”, disse a organização.
“A ampliação e diversificação da carteira sempre foi um objetivo chave do Covax, para continuar sendo flexível diante desta pandemia em constante evolução – incluindo a crescente ameaça das novas variantes”, disse Berkley.
A vacina da Moderna foi aprovada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para uso emergencial, na 6ª feira (30.abr). O imunizante é administrado em 2 doses, mas novas recomendações preveem 1 dose apenas se o paciente teve covid-19 recentemente.
COVAX FACILITY
A Covax é co-liderada pela OMS, a Gavi Alliance e a CEPI (Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias). O esquema visa distribuir doses suficientes para vacinar até 27% da população nos 92 territórios mais pobres que participam do programa até o final do ano.
Até o momento, o Covax, cujo principal fornecedor continua sendo a AstraZeneca, já distribuiu mais de 49 milhões de vacinas em 121 países e territórios.
Poder 360