Rádio O Dia PB

Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

Na noite deste domingo, 23, o bispo diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos criou a mais nova paróquia da Diocese de Campina Grande. Trata-se da Paróquia de Nossa Senhora das Dores e São Lucas que fica situada no Estreito, zona rural de Campina Grande.

A Celebração Eucarística que foi presidida por Dom Dulcênio e concelebrada pelos sacerdotes, padres Aparecido, Carlinhos e Cristiano, que marcou a Ereção Canônica da Área Pastoral à categoria de Paróquia. Nessa ocasião, o bispo também empossou como primeiro pároco daquela comunidade o padre Gleidimar Nunes, que desde 2012 já vinha realizando seus trabalhos e assistindo pastoralmente aquela região.

A missa seguiu o ritual próprio com diversos momentos dentro do rito litúrgico, tendo espaço inicialmente para a leitura do Decreto de criação da Paróquia e a Provisão Canônica do novo Pároco, que foi lido pelo Pe. Aparecido Camargo.

Aconteceram outros momentos significativos e próprios desta Missa de Ereção Canônica. O bispo entregou o Evangeliário ao Padre Gleidimar, confiando-lhe a missão do anúncio do Evangelho, além de receber simbolicamente as chaves da igreja em sinal de cuidado com aquela comunidade, assim como, as chaves do Sacrário.

O sacerdote foi conduzido à pia batismal, ao confessionário, onde o bispo lhe impôs a estola para a confissão, funções essas que desempenhará como pároco.

Dom Dulcênio se deteve em sua homilia a falar sobre a importância de Nossa Senhora no Natal do Senhor Jesus. Ressaltou  sua felicidade por essa nova Ereção paroquia,l agradecendo a Deus pela conquista da comunidade.

A Paróquia de Nossa Senhora das Dores e São Lucas contará com 16 Comunidades, tendo recebido a mais nova Comunidade, Santa Clara, localizada no Conjunto do Verdejante e que, por anos, pertenceu à Paróquia Sagrada Família. A história de fé da nova Paróquia remonta os anos 70 quando os Padres Redentoristas começaram a desenvolver iniciativas de evangelização naquela região.

A Paróquia tem sua sede no Estreito, Campina Grande, situando-se a oeste da cidade e já se depara com o crescimento urbano, levando-se em conta, o elevado número da população no bairro do Verdejante e nos novos bairros, recém criados, como os Portais Sudoeste e Campina. Estima-se que cerca 13 mil pessoas estejam dentro deste território paroquial.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Da Redação

Comentários

comments