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Um grupo de crianças de 10 e 11 anos criou um podcast sobre racismo e comportamento antirracista na escola. Durante uma semana às crianças do quinto ano da Escola Municipal Liliosa Barreto, localizada no bairro do Monte Castelo, participaram de uma oficina para produção do podcast que eles chamaram de A cor da nossa história – criança sabida é antirracista.

O trabalho realizado pela ARCCID – Associação Rede de Conexões para Cidadania em parceria com o projeto Podcomunidade e autorizado pelas coordenações de Educação para as Relações Étnico-raciais e de Projetos da Secretaria de Educação do Município, aconteceu em 4 módulos.

No primeiro módulo foi feito um trabalho de letramento racial crítico, abordando o tema do racismo e de práticas antirracistas, por meio da literatura infantil e com vivência de autodeclaração racial. No segundo módulo foram apresentados o conceito e os formatos de podcast.

Na sequência foi feita uma divisão da turma em grupos de produtores, roteiristas, equipe técnica, de mídia e de apresentadores. Todos os grupos trabalharam considerando o tema das relações étnico-raciais e do enfrentamento ao racismo em ambiente escolar.

As últimas etapas foram de produção textual, elaboração da proposta de logomarca e gravação do episódio experimental. A primeira versão do resultado final foi apresentada aos estudantes no último encontro da oficina, nesta quarta-feira, 19, véspera do Dia da Consciência Negra.

O trabalho foi conduzido pelos jornalistas Carla Borba e Aldair Rodrigues, com o acompanhamento da pedagoga Verônica de Carvalho, professora da turma.

” Pesquisas apontam que 1 em cada 6 crianças já foi vítima de racismo no Brasil. As experiências foram vividas em creches e pré-escolas. Esse é um dado que nos convoca a realização de iniciativas para o enfrentamento desse problema. Nós entendemos que recursos midiáticos podem ser bons instrumentos para construção de uma educação para a diversidade, por isso propusemos uma oficina de podcast antirracista para as crianças”, disse Carla Borba.

CODECOM

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