Pré-candidato pelo MDB foi questionado sobre o assunto durante entrevista à rádio Bandeirantes, na tarde desta quinta-feira (19)
É preciso resolver os problemas fiscais enfrentados pelos estados para que se possa melhorar a situação da segurança pública no país. A avaliação é do ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, pré-candidato à presidência da República pelo MDB.
Meirelles foi questionado sobre o assunto durante entrevista à rádio Bandeirantes, na tarde desta quinta-feira (19). Segundo ele, exemplos como o do Rio de Janeiro, onde a situação econômica gerou um colapso na segurança pública, devem servir de exemplo para não serem repetidos.
“Com crise fiscal nos estados, com os estados quebrados, não se vai conseguir fazer segurança. Você viu lá o caso do Rio de Janeiro, tinha lá viaturas sucateadas, armazenadas nos pátios, policiais sem receber salário, sem armamento, etc. Então, é importante que o estado aumente a arrecadação para ter recursos. Então, o país crescendo rapidamente, gerando emprego, gerando mais recursos para a educação, polícia equipada, treinada, organizada com boa estrutura de informação nacional, isso dá a segurança à população”.
De acordo com os últimos números do Atlas da Violência, em 2016, mais de 60 mil pessoas foram mortas de forma violenta no Brasil. Os dados apontam que o país teve mais mortes que a Síria, que está em guerra desde 2011. O estudo produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) mostra a situação alarmante da segurança pública no país.
Com a colaboração de João Paulo Machado, reportagem Tácido Rodrigues
Fonte: Agência do Rádio