Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

Isolamento, aversão às pessoas mais próximas, tristeza, falta de apetite, tom de voz muito baixo e corpo curvado. Esses são alguns dos sintomas que podem identificar uma pessoa que está passando por um processo depressivo. A doença, segundo a psicóloga do Hapvida Raíssa Nóbrega, provoca modificações físicas e no comportamento dos pacientes.

“É muito importante que os familiares, ou pessoas que estejam convivendo com quem apresenta sintomas como esses, fiquem atentos para identificar que isso pode se configurar num quadro de depressão e procurar ajuda o mais rápido possível”, alertou a psicóloga.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a depressão atinge atualmente 322 milhões de pessoas em todo o mundo, provocando mortes e problemas diversos na vida dos pacientes. Em Campina Grande, vários casos de suicídio foram registrados nas últimas semanas – alguns deles de pessoas que apresentavam quadros depressivos.

Em muitos casos, as pessoas são acometidas da doença e sequer reconhecem o problema. É que o preconceito ainda afasta os pacientes dos consultórios, um comportamento que pode aprofundar ainda mais os efeitos da doença.

A doença tem afetado a cada dia mais jovens. “Nós temos hoje uma quantidade de pessoas jovens apresentando quadros depressivos. E isso é um reflexo também da imaturidade, mas também da pressão social que vivemos hoje. As pessoas são cobradas por resultados cada vez mais cedo”, explicou Raissa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ascom

Comentários

comments