Rádio O Dia PB

Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

A programação da Semana Santa de 2018, em Campina Grande, abre com a celebração do Domingo de Ramos (25) nas paróquias da cidade, de acordo com a programação divulgada pela Diocese nesta quinta-feira (22). As celebrações encerram no dia (1º), Domingo de Páscoa.

Ainda conforme a Diocese, esse é o período em que a Igreja Católica prepara-se para viver a semana mais importante do seu calendário Litúrgico. Na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, o bispo diocesano, Dom Dulcênio, preside as celebrações.

Nesse domingo, as paróquias realizam a Caminhada de Ramos, relembrando o dia que Jesus voltou à Jerusalém e foi recebido por uma multidão. Na Catedral, o momento é vivido com uma procissão, que sai da Praça da Catedral para o interior da Igreja, onde acontece a missa às 10h.

Neste dia também acontece a Coleta Solidária da Campanha da Fraternidade. O dinheiro arrecadado será usado em projetos que trabalhem com o tema deste ano: “Fraternidade e superação da violência”.

Na Quinta-feira Santa (29), às 8h30, acontece a missa dos Santos Óleos, com a renovação dos votos sacerdotais e a bênção dos óleos sacramentais. Às 17h, será celebrada a missa da Ceia do Senhor e Lava-pés. Esta missa marca o fim da Quaresma e início do Tríduo Pascal. Após a celebração, acontece a Vigília Eucarística até as 21h.

Já na Sexta-Feira Santa (30), às 11h acontece a Via Sacra, no interior da Igreja e, às 12h, será rezado o Ofício da Agonia. À tarde acontece a Celebração da Paixão, às 15h, e a Procissão do Senhor Morto, que leva a imagem de Jesus pelas ruas do Centro da cidade, lembrando o sacrifício da morte de cruz.

A missa do Sábado de Aleluia (31) vai ser presidida por Dom Dulcênio, na Catedral, às 20h, quando acontece a Bênção do Fogo e a Vigília Pascal. E no Domingo de Páscoa, momento em que os católicos celebram a Ressurreição de Cristo, a missa da Catedral vai ser realizada às 10h pelo bisbo. Neste dia também acontecem missas às 17h e às 19h30 com padre Luciano Guedes e os vigários da Catedral.

Fonte: g1pb

Comentários

comments