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Segundo estudo divulgado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em maio de 2024, mais de 91% dos brasileiros fizeram alguma compra na internet nos últimos doze meses. Para quem deseja empreender, os números reforçam que montar uma loja on-line pode ser algo lucrativo. 

Para quem deseja abrir um negócio no digital, mas não tem dinheiro para começar, é possível iniciar o empreendimento com um pequeno investimento inicial. De acordo com Danielle Savalla, coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da UNINASSAU Campina Grande, habilidades e paixões podem ser transformadas em algo rentável por meio da criatividade e dedicação. 

“É comum sentir-se perdido ao iniciar um negócio on-line, especialmente na hora de escolher o produto ou serviço a ser oferecido, afinal, as possibilidades são infinitas. Portanto, identifique primeiro suas paixões e talentos e responda as seguintes perguntas: ‘O que eu amo fazer?’, ‘Quais são os meus pontos fortes?’, ‘Quais são as necessidades do público-alvo?’, ‘O que as pessoas estão buscando?’ e ‘Quem são meus concorrentes?’”, explica Danielle Savalla. 

“O sucesso depende de uma combinação de fatores, mas alguns se destacam como cruciais. O cenário digital está em constante evolução. Ou seja, o que funciona hoje pode não funcionar amanhã. No entanto, alguns elementos permanecem fundamentais para o sucesso a longo prazo”, acrescenta. 

A especialista ainda dá sugestões de negócios on-line. “Criação e venda de produtos digitais, como e-books; cursos on-line e artes digitais; dropshipping (venda de produtos físicos sem precisar ter estoque, encontrando fornecedores que se encarreguem da produção e do envio dos produtos); e um blog ou canal no YouTube para compartilhar conhecimento sobre um determinado assunto e monetizar por meio de publicidade”. 

Por fim, Danielle pontua que, passada a fase de definições, é preciso escolher os meios de venda dos produtos ou serviços (site, Instagram, Facebook, WhatsApp, entre outros). “Defina preços competitivos e que cubram seus custos e gerem lucro, crie promoções e descontos para atrair novos clientes e ofereça diversas opções de pagamento para facilitar a compra”, complementa.

Assessoria

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