As pessoas que vão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) vão passar cerca de quatro a cinco horas respondendo as provas. Além de toda uma preparação de estudos, também é preciso ter uma alimentação reforçada e balanceada.
A dica de Radmilla Ribeiro, mestre em Nutrição Clínica e coordenadora do curso de Nutrição da UNINASSAU Campina Grande, é fazer uma alimentação completa antes mesmo de sair de casa. “Ela precisa ser saudável e equilibrada para ajudar a manter a energia e evitar desconfortos. Prepare um café da manhã leve, com carboidratos complexos, proteínas e frutas. Evite comidas novas, pesadas, gordurosas ou condimentadas”, explica.
Uma sugestão é o candidato optar por uma refeição com carnes magras, legumes, arroz e feijão em pequenas quantidades. “É necessário garantir a energia, mas sem pesar o estômago. Qualquer exagero pode comprometer o funcionamento correto do intestino, além do desempenho do candidato na prova”, acrescenta a nutricionista.
Radmila também dá dicas sobre os alimentos e as bebidas que podem ser levados ao local de provas. Para evitar uma diárreia, por exemplo, é importante observar se as comidas prontas são novas e se a data de validade não está vencida. “Opte por lanches práticos e de fácil armazenamento e transportes, como frutas, castanhas, biscoitos integrais e barras de proteínas. Não esqueça da hidratação e leve uma garrafa de água, tomando o líquido aos poucos”, detalha.
Assessoria