Durante sua passagem por Campina Grande, na apresentação do segundo helicóptero para a Secretaria de Segurança Pública da Paraíba, Acauã 2, o governador Ricardo Coutinho comentou sobre divulgações, que ele atribuiu ao Tribunal de Contas da Paraíba, de dados sobre o Empreender, programa de fomento ao empreendedorismo do Governo do Estado.
Ricardo disse que respeita profundamente os órgãos públicos, em especial o TCE, mas o órgão deveria agir com mais severidade a determinadas ‘manipulações em período eleitoral’.
– O que estão fazendo é sério. Há alguns meses divulgaram uma relação de remuneração duplicada de supostos codificados. Criaram uma coluna e dobraram. Eu abri um inquérito policial e quero resposta disso. Isto estava dentro do TCE e alguém fez. Ou foi o sindicato ou alguém de dentro do TCE. E agora, pegam um relatório do Empreender do primeiro semestre e divulgam em blogs e sistemas de comunicação que fazem oposição ao governo, para tentar criar uma marola e partidarizando a ação de um órgão tão importante como é o TCE. Eu não aceito isso – disse.
Segundo Ricardo, o TCE teria divulgado dados referentes ao Empreender que não são a verdade. O órgão teria comparado os números de benefícios concedidos referentes aos primeiros semestres do ano passado e deste.
Ele disse que no primeiro semestre de 2017 o Empreender não funcionou bem, pois teve que passar por uma reformulação no sistema e que o TCE saberia disto. As ações foram mais realizadas no segundo semestre. Já em 2018, o primeiro semestre foi escolhido para que as ações do Empreender fossem enfatizadas, devido ao período eleitoral.
– Em 2017, foram 2 mil 124 empréstimos, em 2018, 1 mil 571. Eles pegaram o primeiro semestre do ano passado, que o sistema estava mudando e desativado, e não conseguimos fazer muitas ações e compararam com o deste ano. Em 2018, fizemos a maior parte das ações do Empreender no primeiro semestre, por causa da eleição para não contaminar e respeitar a republicanidade. Ano passado, foram mais de R$ 13 milhões e 800 mil liberados. No primeiro semestre deste ano, R$ 1 milhão 573 mil liberados. Fica claro que esse tipo de coisa que fazem a cada eleição, vem a mesma história e apenas soltam para blogs e sistema de comunicação que fazem oposição ao governo do Estado. Eu vou até o final com isso e quero que digam publicamente se é verdade que o Empreender vai fazer seis vezes mais do que foi feito no ano passado e se não disserem, quero que o presidente André Carlo tome medidas legais cabíveis contra funcionário público que age dessa forma – disse.
Ricardo aproveitou ainda e questionou a transparência do Empreender do município de João Pessoa, que, segundo ele, não se sabe para onde ou para quem vai o dinheiro público emitido pelo programa municipal.
FOnte: Paraibaonline