A Petrobras divulgou, nesta 2ª feira (8.mar.2021), um comunicado com o nome dos 6 indicados pelo governo federal para a composição do Conselho de Administração da estatal. Eis a íntegra (333 KB).
As indicações feitas pelos Ministérios de Minas e Energia e da Economia serão avaliadas na próxima reunião da Assembleia Geral Extraordinária da companhia, que ainda não tem data agendada.
Eis os indicados:
- Eduardo Bacellar Leal Ferreira;
- Joaquim Silva e Luna;
- Ruy Flaks Schneider;
- Márcio Andrade Weber;
- Murilo Marroquim de Souza;
- Sonia Julia Sulzbeck Villalobos (indicada pelo Ministério da Economia).
Dos 6 indicados, 2 já integram a atual gestão do Conselho de Administração da companhia: Eduardo Bacellar Leal Ferreira, atual presidente do órgão, e Ruy Flaks Schneider.
Outro que consta na lista, o general Joaquim Silva e Luna, foi o escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para presidir a empresa depois da demissão do atual chefe da estatal, Roberto Castello Branco.
CRISE NO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Em 2 de março, 4 membros do Conselho de Administração da Petrobras anunciaram que optaram pela não recondução aos cargos.
Em comunicado (329 KB), João Cox Neto, Nivio Ziviani, Paulo Cesar de Souza e Silva e Omar Carneiro da Cunha Sobrinho afirmaram que deixarão o colegiado da companhia na próxima Assembleia Geral Extraordinária da estatal.
Destituído da presidência, Castello Branco também vai deixar o órgão. O Conselho de Administração é formado por 1 presidente e 10 conselheiros, sendo 6 deles do bloco do acionista controlador (o governo federal). Os 4 membros que pediram para sair fazem parte do bloco.
Poder 360