Rádio O Dia PB

Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

As mulheres grávidas e puérperas da Paraíba serão vacinadas contra a Covid-19 apenas com a vacina da Pfizer, de acordo com o secretário de estado da Saúde, Geraldo Medeiros. Conforme o gestor, o imunizante Coronavac/Butantan está sendo aplicado apenas para a segunda dose e, mesmo que cheguem novas remessas, continuará a ser destinado para a complementação da imunização.

Levando em consideração que a Coronavac está sendo aplicada na Paraíba apenas para segunda dose e que apenas as cidades de João Pessoa, Campina Grande e Cabedelo estão imunizando com a Pfizer, a maioria dos municípios da Paraíba não estão vacinando este público – com ou sem comorbidades.

Apenas três cidades vacinam com a Pfizer

As doses da Pfizer precisam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias. Ao chegarem às salas de vacinação, as doses devem ser mantidas a uma temperatura que varia entre 2°C e 8°C, e precisam ser aplicadas na população em um período de até cinco dias.

Devido à exigência de armazenamento em temperaturas muito baixas e por poucos dias, o imunizante só tem sido utilizado nas cidades de João Pessoa, Cabedelo e Campina Grande. Outra justificativa para essa limitação está na logística operacional e de distribuição.

Além de algumas cidades não apresentarem estrutura para o armazenamento correto, a maioria fica distante da capital, onde chegam as doses, o que poderia comprometer a eficácia do imunizante caso o transporte demorasse.

A vacina da Pfizer é administrada em duas doses, com intervalo de 12 semanas (3 meses). Ainda conforme o Ministério da Saúde, a eficácia da vacina é de mais de 80% após dose única.

João Pessoa

Em João Pessoa, a vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades foi suspensa, seguindo a recomendação nacional. Elas estavam sendo imunizadas com doses da Pfizer e só devem voltar a receber a vacina após uma nota técnica do Programa Nacional de Imunização.

A vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades, após suspensão do uso da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz nesses casos, continua com a vacina da Pfizer.

Campina Grande

O município de Campina Grande ainda não havia ampliado a sua vacinação para grávidas e puérperas sem comorbidades. A vacinação para este público, com comorbidades, foi suspensa por falta de doses da Pfizer e será retomada quando novos imunizantes chegarem ao município.

Cabedelo

Por recomendação do Ministério da Saúde, Cabedelo também suspendeu a aplicação da vacina Astrazeneca/Fiocruz em grávidas e puérperas. Assim que o município receber novas doses da Coronavac e da Pfizer, a vacinação desse grupo deve ser retomada normalmente, para grávidas com e sem comorbidades, segundo explicou a comunicação da prefeitura.

Novas doses da Pfizer

A Paraíba recebeu na tarde desta terça-feira (11) mais 19.890 doses da vacina produzida pela Pfizer contra a Covid-19. Os imunizantes serão distribuídos para os municípios de João Pessoa, Cabedelo e Campina Grande, conforme informou a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

G1 Paraíba

Comentários

comments