Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

No dia em que a igreja fez memória ao Grande Doutor e Bispo, Santo Afonso Maria de Ligório, a Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, situada na Forania Brejo na cidade de Esperança, ganhou um presente; a Dedicação da sua Igreja Matriz.

A Solene celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, e concelebrada por demais padres diocesanos; perante uma assembleia cheia, contando com a presença de autoridades do município, o Bispo de Campina Grande solenemente dedicou o Templo a Santo Afonso Maria de Ligório, além de consagrar o Altar ungindo-o com o Santo Crisma. Na mesma ocasião, Dom Dulcênio, fixou no Altar uma relíquia de Santo Afonso.

Para o referido momento, o Senhor Bispo reservou suas palavras de agradecimento ao Padre João Paulo e ao Padre Fabiano pelo serviço pastoral e zelo pela casa de Deus, eles que em breve serão transferidos para outra paróquia. Prosseguindo sua homilia, Dom Dulcênio explicou o porquê da Dedicação e fez uma analogia acerca do Templo físico com o corpo de Cristo.

“Em Jesus associa-se um templo de Pedras vivas que somos nós, que estamos ligados a Ele, nós os cristãos. Templos de pedras vivas alicerçadas no trabalho dos Apóstolos, no trabalho dos padres”. Discorria o bispo. Dessa forma, corroborou ao dizer que Jesus é o próprio Templo, o Templo espiritual.

Por fim, explicou o rito próprio daquela celebração, aonde o Altar seria adiante consagrado com o Santo Crisma, mostrando a importância daquele local, como um dos mais sublimes do Templo, por ser justamente no Altar, aonde acontece o mistério do Sacrifício.

A Dedicação da Igreja e a Consagração do Altar da Matriz do Bom Conselho se justificam também, ao fato de, Santo Afonso ter relatado em seus escritos seu amor e devoção à Nossa Senhora do Bom Conselho; por esta razão, o Padre João Paulo juntamente com os demais padres da Paróquia decidiram fazer a Dedicação da Matriz no dia memória litúrgica de Santo Afonso.

A relíquia posta no Altar é uma parte do corpo de Santo Afonso, ela foi trazida da Itália por Dom Francisco Gabriel, natural de Esperança, e bispo na diocese de Campo Maior, no Piauí.

A Dedicação do Templo e a Consagração do Altar

A dedicação de Igrejas é um rito muito antigo, convém que seja dedicada ao Senhor a modo solene tudo o que esteja no Templo, fonte batismal, cruz, imagens, órgão, sinos, estações da “via-sacra”, deve considerar-se abençoado e erigido com o próprio rito da dedicação, não sendo precisa nova bênção ou ereção. Toda igreja dedicada deve ter um Titular. Convém se mantenha a tradição da Liturgia Romana de encerrar sob o altar relíquias dos Mártires ou de outros Santos.

No seu sentido etimológico, o verbo “dedicar” significa “proclamar solenemente”. “Dedicar” quer dizer destinar, atribuir, oferecer, inaugurar. Dedicar e Consagrar a Igreja é reconhecer confiantes este desígnio e amor de Deus Pai, Filho e Espírito Santo para conosco, e que ele age e é presente na História por meio de sua Igreja.

Santo Afonso Maria de Ligório

“Patrono dos confessores e teólogos de doutrina moral”.  Afonso Maria de Ligório nasceu em Nápoles, na Itália, em 1696, numa nobre família . Santo Afonso Maria de Ligório colocou todos os seus dons a serviço do Reino dos Céus, por isso, como sacerdote, desenvolveu várias missões entre os mendigos da periferia de Nápoles e camponeses;

Fundou a Congregação do Santíssimo Redentor, ou Redentoristas. Com 60 anos, foi eleito Bispo e assim pastoreou com prudência e santidade o povo de Deus. Entrou no Céu com 91 anos, depois de deixar vários escritos sobre a Doutrina Moral, sobre a devoção ao Santíssimo Sacramento e a respeito da Mãe de Deus, sendo o mais conhecido: “As Glórias de Maria”.

Redação com Assessoria

Comentários

comments