“Tudo vai voltar ao normal”, esta foi a frase mais ouvida durante o isolamento social. Mas o que será o normal a partir de agora? A pandemia antecipou transformações que já estavam em curso, como o trabalho remoto, a educação a distância, a busca por sustentabilidade e a cobrança, por parte da sociedade, por mais empatia, igualdade e melhorias do ponto de vista social.
Para as empresas, mergulhar no mundo digital foi obrigatório – em algumas, o home office passou a ser a única alternativa de manter o funcionamento. Para as pessoas, enxergou-se o momento como uma oportunidade de adquirir conhecimento com a ajuda da internet e se autoconhecer por meio da reflexão.
A pandemia também trouxe para o mercado centenas de novos empreendedores e, com tantos novos players digitais chegando, as empresas tradicionais precisaram incorporar a inovação para manter o crescimento ou até sobreviver no mundo digital. “Transformação digital é uma mudança de mentalidade que as empresas passam com o objetivo de se tornarem mais modernas e acompanharem os avanços tecnológicos que não param de surgir”, explica Claudio Castro, empreendedor, sócio de diversas empresas pelo Brasil, especialista em transformação digital e um dos sócios da Pitang Agile IT – uma das maiores empresas de tecnologia do país.
Mas a transformação digital não diz respeito apenas à criação de novos utensílios, mecanismos, dispositivos e serviços que facilitam nossa vida de alguma maneira. Também é realizar mudanças que visam melhorar a experiência do cliente, seja para aumentar o alcance ou garantir resultados melhores.
Claudio explica, ainda, que é preciso entender o processo todo que leva a essa mudança e trabalhar de forma colaborativa para alcançá-la. “Isso, por si só, torna a transformação digital um desafio muito mais de gestão do que apenas de marketing ou tecnologia”, completa.
O executivo diz, ainda, que o momento da sociedade é de rapidez e que não investir em tecnologia é, praticamente, ficar para trás no mercado. “As coisas ficaram mais rápidas, o volume de informações é infinitamente maior que antes e não para de aumentar. Tudo isso faz com que as pessoas estejam mais exigentes do que nunca”.
De acordo com especialistas, a culpa do alto nível de exigência vem da geração Z – os chamados nativos digitais e que representam mais de 40% dos consumidores, de acordo com a Fast Company. E quais seriam os maiores erros quando pensamos em transformação digital? “Acreditar que ela só deve acontecer para empresas que já nasceram em um contexto digital, como e-commerces e outros negócios ‘nativos digitais’. Ou achar que essa transformação tem que ser iniciada pelo departamento de Tecnologia”, conclui Castro.
E, se você acha o mercado concorrido, saiba que a tendência é que isso aumente cada vez mais. Afinal, se o Brasil está na lista dos que mais empreendem no mundo, inovar é um dos principais diferenciais para qualquer empresa.
Com Assessoria