O gerente executivo substituto do INSS em Campina Grande, Renato Morais, comentou sobre o projeto INSS Digital, que traz a oportunidade de resolução de questões através das plataformas digitais ou pelo telefone 135.
Ele explicou que a iniciativa surgiu no intuito de fazer com que o tempo de espera por atendimento fosse reduzido e citou que o projeto tem trazido excelentes resultados.
Renato destacou que o atendimento presencial continua e pode ser agendado através do site www.meu.inss.gov.br ou pelo aplicativo Meu Inss, disponível para smartphones.
Ainda segundo o gerente do INSS, cerca de 30% de pessoas que vão se aposentar por idade, atualmente não precisam mais se deslocar até uma agência, resolvendo a aposentadoria em cerca de dois minutos pelo computador ou celular.
– O INSS percebeu que só o atendimento presencial não estava dando conta da demanda a nível de Brasil, repensou e criou o projeto INSS Digital, onde permanece o atendimento presencial e se oferece outras formas de atendimento para o cidadão – disse.
Renato ainda mencionou que o atendimento virtual está reduzindo os efeitos da escassez de funcionários do INSS na Paraíba atualmente, tendo em vista que são pouco mais de mil servidores em todo o Estado, somando 42 agências, e cerca de 30% a 40% dos funcionários poderão se aposentar em breve.
– O INSS tem buscado incessantemente ferramentas tecnológicas no sentido de tentar suprir de alguma forma ou parcialmente a carência de servidores que possui hoje – disse.
*As informações foram concedidas à Rádio Caturité FM
Fonte: ParaibaOnline