A vereadora Jô Oliveira (PCdoB) representou Campina Grande nesta sexta-feira (23), em João Pessoa, durante agenda oficial da ministra da Cultura, Margareth Menezes. A atividade marcou o lançamento dos editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e a assinatura da ordem de serviço para a construção de sete Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs da Cultura) na Paraíba.
O evento foi realizado no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rego, e reuniu representantes do poder público, agentes culturais e instituições ligadas à cultura em todo o estado. Na ocasião, Jô Oliveira teve papel de destaque ao assinar a Ordem de Serviço dos CEUs da Cultura, representando oficialmente Campina Grande em um momento simbólico para o fortalecimento das políticas culturais nos territórios.
Os CEUs da Cultura serão implantados nos municípios de João Pessoa, Patos, Cabedelo, Campina Grande, Sapé, Bayeux e Esperança, com recursos da PNAB. Os equipamentos são pensados para dialogar com a diversidade cultural e territorial do país, com programação definida a partir da escuta ativa das comunidades, promovendo acesso à cultura, ao esporte, à formação e à convivência comunitária.
Durante a agenda, a ministra Margareth Menezes também participou da posse simbólica do Conselho Estadual de Política Cultural e assinou convênios do Ministério da Cultura com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), fortalecendo a articulação institucional e a formação no campo cultural.
Para Jô Oliveira, a assinatura da ordem de serviço representa a continuidade de um processo que vem sendo acompanhado de perto pelo seu mandato e pelo Governo do Estado. Segundo a vereadora, a construção do CEU da Cultura é resultado de um trabalho que começou ainda na definição do território e no diálogo com a comunidade local.
“A assinatura dessa ordem de serviço hoje, é na verdade, a continuidade de uma ação do Governo do Estado que nós estamos acompanhando desde o momento da escolha do terreno em Campina Grande. A gente acompanhou a visita ao espaço, inclusive com a presença da ministra, para conhecer a planta e a área, lá no Monte Santo. Esse é um equipamento que reforça a importância de colocar a cultura cada vez mais perto de quem precisa”, destacou Jô.
A parlamentar também ressaltou o impacto territorial do CEU da Cultura, que beneficiará não apenas o bairro Monte Santo, mas também comunidades vizinhas como Jeremias, Pedregal e Araxá, ampliando o acesso da população a políticas públicas culturais.
“É um espaço que dialoga com vários bairros da cidade, como Jeremias, Pedregal e Araxá, e que garante acesso à cultura e à formação para quem historicamente foi afastado desses equipamentos. Cultura também é direito, é inclusão e é desenvolvimento social”, completou.
A presença de Jô Oliveira na agenda com o Ministério da Cultura reforça o papel da parlamentar no fomento às políticas culturais, no diálogo com o governo federal, além de evidenciar a defesa de uma política cultural democrática, descentralizada e comprometida com a inclusão e a diversidade.
Assessoria de Imprensa

