O resultado, apesar de negativo, é o melhor desde 2014, quando foram criadas mais de 420 mil vagas de trabalho
Apesar da recuperação econômica em 2017, o desemprego no Brasil ainda é um desafio a ser superado pelo governo de Michel Temer. Dados divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Ministério do Trabalho mostram que 20.832 postos de emprego, aqueles com carteira assinada, foram fechados no ano passado.
Isso quer dizer que o número de contratações (14.635.899) foi menor do que o de demissões (14.656.731), levando em conta o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O resultado, apesar de negativo, é o melhor desde 2014, quando foram criadas mais de 420 mil vagas de trabalho. Por outro lado, esse foi o terceiro ano consecutivo com perda de empregos formais.
Por meio de nota divulgada à imprensa, o ministro interino do Trabalho, Helton Yomura, afirmou que “para os padrões do Caged, esta redução em 2017 é equivalente à estabilidade do nível de emprego, confirmando os bons números do mercado na maioria dos meses do ano passado e apontando para um cenário otimista neste ano que está começando”.
Reportagem, Tácido Rodrigues
Fonte: Agência Brasil