A Paraíba é o estado do Nordeste que tem o maior percentual de domicílios com televisão, segundo informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. O levantamento mostrou que 97,3% dos lares paraibanos têm televisão. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (20) na pesquisa Tecnologia da informação e Comunicação (TIC), referente ao ano de 2017.
Ainda de acordo com o TIC, se levada em consideração a população do estado, 3,937 milhões dos 4,012 milhões de pessoas tinham acesso a TV na Paraíba. A pesquisa do IBGE indicou que, em número de aparelhos, a Paraíba tem 1,262 milhão de TVs, sendo 629 mil TVs de LED e 486 mil TVs de tubo.
A mesma pesquisa, porém, indicou que, do total dos lares com TV, apenas 65,5% dos domicílios têm conversor para televisão digital. A TIC referente ao ano de 2017 indicou também dados referentes ao acesso de outras modalidades de programação das TVs. Na Paraíba, 14,4% do domicílios têm acesso à TV por assinatura, enquanto 48,3% têm acesso via antena parabólica.
Acesso à internet
Além do número de domicílios com TV, a pesquisa apresentou dados referentes ao acesso à internet e quantidade de computadores ou dispositivos móveis. Segundo a TIC 2017, a Paraíba tem 35,9% da casas com computador ou tablet, o segundo estado do Nordeste com maior percentual, atrás somente do Rio Grande do Norte, com 39,2%.
No tocante à internet, 67,8% das casas na Paraíba tinham feito uso da internet em 2017. O estado foi o terceiro do Nordeste com maior percentual de acesso à grande rede. O número aumenta quando são levados em consideração os acessos feitos por internet móvel, 94,3% dos domicílios tinham acesso à internet em casa ou pelo celular.
O reflexo do dado é o fato da Paraíba também ser o estado nordestino em que mais pessoas utilizam a TV para acessar a internet. Cerca de 18% da casas do estado já contam com TVs inteligentes que permitem conexão com a internet.
Telefonia
Outro aspecto que também apresentou relevância na pesquisa divulgada pelo IBGE foi a diferença da cobertura dos telefones fixos em relação aos telefones celulares. Em 2017, apenas 12,2% dos lares tinham aparelho telefônico fixo, percentual muito abaixo se comparado ao apresentado para os celulares, presentes em 91,2% dos domicílios paraibanos.
Fonte: G1/Pb