Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

O vereador Márcio Melo Rodrigues (DC) manifesta a sua preocupação com a suspensão do abastecimento do Açude de Boqueirão pelo Projeto da Transposição do Rio São Francisco. Boqueirão abastece Campina Grande e outras 17 cidades.

Ele propõe mobilização da bancada federal, deputados estaduais, prefeitos e vereadores e o Governo do Estado para cobrar do Governo Federal a retomada permanente do abastecimento pela Transposição, que foi suspensa sem maiores explicações e sem data para retorno no dia 1º de fevereiro último.

O parlamentar sugere que todos se mobilizem cobrando para que o Governo Federal volte a liberar as águas para abastecer o Açude de Boqueirão pelo Rio São Francisco, pois exatamente para isso é que foram investidos milhões de reais no projeto. O bombeamento da água da Transposição do Rio São Francisco para o açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, no Cariri paraibano, foi suspenso pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Em razão do atraso na conclusão dos trabalhos a população inteira está reclamando da qualidade da água que hoje abastece Boqueirão, trazendo preocupação ao conjunto da sociedade. Além do mais, com a suspensão das águas nos canais ele teme que os mesmos venham a sofrer com problemas graves e até mesmo ameaçar a integridade dos serviços que foram feitos com grandes custos financeiros e esforços humanos.

O vereador, inclusive, manifesta a preocupação temendo que Campina Grande venha a sofrer com um novo racionamento de água, em razão da lentidão dos serviços. O Epitácio Pessoa está sem receber águas através da transposição do Rio São Francisco desde o dia 4 de abril do ano de 2018, sendo necessárias providências concretas para que as obras sejam aceleradas e concluídas de uma vez por todas e encerrados esses intermináveis testes.

O reservatório de Boqueirão está com 85.789.937 milhões de metros cúbicos de água, de acordo com os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). O volume corresponde a 20,84 % da capacidade total que é de 411.686.287 m².

ASCOM

Comentários

comments