Rádio O Dia PB

Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

Indicador apresentou alta de 1,58% no início da semana e atingiu 74.594 pontos.

O Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) – indicador que mede o desempenho das ações negociadas no país – apresentou alta de 1,58% no início da semana e atingiu 74.594 pontos. De acordo com operadores, entre os principais fatores que impulsionaram a alta do indicador está a expectativa de aprovação da reforma da Previdência.

O especialista em finanças, Marcos Melo, explica que quando há uma estimativa de bom desenvolvimento da economia, a tendência é que os indicadores positivos subam. Nesse caso, segundo o economista, isso pode mesmo ter uma relação com uma possível aprovação das mudanças no setor previdenciário.

“O comportamento da Bolsa de Valores acaba atuando sempre que existe uma expectativa de crescimento econômico. E certamente uma expectativa de solução ou pelo menos de aprovação de uma versão do que seria uma reforma da Previdência, é pelo menos seguir um determinado caminho para melhorar a situação da Previdência que hoje está bastante crítica.”

Nas negociações que envolvem o governo e o Congresso Nacional, a intenção é apresentar um texto mais enxuto do que o original. Para opesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Bruno Ottoni, caso haja uma reforma no sistema previdenciário, alguns pontos não podem ficar de fora.

“O que o Brasil mais precisa hoje é justamente alguma idade mínima. Esse eu acho que seja o pilar mais importante. A equiparação, uma tentativa de aproximação dos regimes gerais e dos regimes próprios de Previdência. Quer dizer, o regime geral é o do trabalhador privado e o regime próprio é o regime de aposentadoria dos servidores públicos. Ainda existe uma grade diferença entre os critérios de aposentadoria nesses dois regimes.”

Entre os pontos que podem ser retirados da nova proposta está o que trata das aposentadorias rurais. Por ser um tema polêmico, a equipe econômica do Planalto resolveu excluir o item.

Reportagem, Marquezan Araújo

Fonte: Agência do Rádio

Comentários

comments