O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (23) que já foram selecionados 7.154 médicos para as 8.517 vagas abertas no último edital do programa Mais Médicos. Isso representa 84% do total. No restante dos postos de trabalho, ainda não houve médico interessado.
A pasta prorrogou para o dia 7 de dezembro o prazo de inscrição de profissionais brasileiros e estrangeiros com registro no Brasil que queiram participar da nova seleção do Programa Mais Médicos. A medida foi tomada devido à instabilidade no site do programa causada por ataques cibernéticos, identificados desde o primeiro dia de inscrição. O prazo para as inscrições terminaria no próximo domingo (25).
Três universidades da Bahia com cursos de Medicina anteciparam a colação de grau dos recém-formados para que eles possam tentar uma vaga no programa.
As vagas foram abertas após o anúncio do governo de Cuba de retirar seus profissionais do programa, em reação às mudanças planejadas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro. Ele é contra a retenção de parte dos salários dos profissionais cubanos, e a favor da obrigatoriedade de passar por um exame de revalidação do diploma obtido no exterior.