Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

As fortes chuvas registradas, na Paraíba, nos últimos dias, atingiram o município de Mogeiro, localizado na Região Geográfica Imediata de Itabaiana, deixando pelo menos 5 famílias desabrigadas. Essas famílias receberam atendimento por parte da Prefeitura Municipal e foram levadas para uma das escolas da rede municipal, onde receberam o atendimento necessário.

Esta é a segunda vez que a cidade paraibana foi atingida por fortes chuvas, uma vez que no início de maio, após a Paraíba registrar altos índices pluviométricos, a infraestrutura do município foi bastante afetada, com a destruição de pontes, passagens molhadas e a inundação de várias residências na área urbana.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços Urbanos, Lenilson de Andrade Alves, na enxurrada de 1º de maio, 3 passagens molhadas e uma ponte no Rio Ingá, foram destruídas total ou parcialmente. Segundo o secretário, a reconstrução desses equipamentos, deve levar pelo menos um ano para voltar à normalidade e por conta desses fatos, o prefeito Antônio Ferreira, decretou estado de emergência por 180 dias. Lenilson de Andrade disse ainda que Mogeiro ainda não recebeu nenhum recurso Federal para a recuperação do município. Segundo ele, o recurso que chegou à cidade veio do Governo Estadual, num montante de R$ 220 mil, mas, que ainda está bloqueado, devido a questões burocráticas.

Nas chuvas de maio, o Governo Federal, autorizou a transferência de R$ 6.188.756,00 para ações emergenciais de Defesa Civil na Paraíba. A liberação foi oficializada por portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) da quarta-feira 13 de maio com previsão de uso dos recursos em resposta imediata e recuperação de infraestrutura afetada por desastres, nas cidades paraibanas, mas, nenhum recurso ainda chegou a Mogeiro.

Já a secretária de Assistência Social, da cidade, Juliana Maria, informou que, no desastre ocorrido em maio, foram registradas 261 famílias atingidas, 13 desalojadas e 8 desabrigadas, com um número de 643 pessoas. No entanto, a assistência social da prefeitura de imediato fez o atendimento a esses desabrigados, colocando em locais seguros, distribuindo no primeiro momento, alimentação, agasalho e Colchões. Juliana Maria disse ainda que os desabrigados no momento estão em casas locadas através de aluguel social, eles recebem semanalmente cestas de alimentos, kit de higiene pessoal e limpeza. Segundo a secretária, a Prefeitura também fez a doação de itens essenciais como: cama, fogão, geladeira, armários e alimentos para as 8 famílias desabrigadas, recomeçarem suas vidas.

Por Sua vez, a secretária de educação, Maria de Fátima Silveira, mencionou que ainda não dá para dizer se as aulas retornam normalmente no segundo semestre, ela pontuou que as escolas da área urbana não foram afetadas, mas, o problema está na Zona Rural, inclusive, com o traslado dos alunos dos ‘anos finais’ para a Escola Iraci Rodrigues, pois, eles dependem do transporte escolar e em alguns locais, como na região serrana do município, ainda está muito complicada essa questão de tráfego veicular, mas, segundo ela, com os esforços de todas as secretarias municipais, deve tudo iniciar dentro da normalidade.

o professor João Tavares Neto, da rede municipal de ensino, analisou que o momento é complexo, porém, será feito um esforço pelos docentes e pela secretaria de educação do município, para que não haja nenhum prejuízo para os estudantes da rede municipal de Mogeiro.

“Sabemos a importância do livro didático distribuído pelo Ministério da Educação (MEC), entretanto, neste momento é mais importante trabalhar o Meio Ambiente de forma local, para que eles sejam os protagonistas dentro deste contexto”, analisou Tavares Neto.

Foto: William Bacalhau

Texto: jornalista Josinaldo Neves

 

Comentários

comments