A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande apresenta algumas informações sobre as notícias improcedentes, veiculadas recentemente acerca do novo Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), inaugurado parcialmente no final do ano passado.
A Secretaria deixa claro, inicialmente, que a Prefeitura de Campina Grande não tem qualquer débito com a empresa contratada para construir a primeira etapa do hospital. Uma simples pesquisa ao Sagres, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), vai demonstrar que a obra contratada, com base no contrato, foi plenamente paga até o dia 31.12.2020, respeitando-se todas as medições executadas. Sem mais cobertura contratual, o que já está sendo providenciado na atual gestão é um processo licitatório para viabilizar a conclusão do hospital.
Ainda na semana passada, a Secretaria de Saúde finalizou a elaboração da licitação para a compra dos equipamentos da unidade. Serão investidos quase R$ 4 milhões, recursos oriundos de convênio com o Ministério da Saúde. A verba investida na construção, de mais de R$ 6 milhões, teve como fonte de recursos o tesouro municipal. Com isso, o novo HCA passa a ser o primeiro hospital construído com dinheiro exclusivo do contribuinte de Campina Grande, após 70 anos.
A Secretaria de Saúde de Campina Grande programa começar o funcionamento da unidade de forma parcial, por alas, abrindo em primeiro lugar os espaços que já estão concluídos. A arquitetura do prédio foi projetada em forma de módulos independentes, para justamente se evitar a proliferação de doenças, exposição de pacientes e as infecções cruzadas. Essa medida possibilita o início das atividades de forma planejada, enquanto as obras dos outros setores são concluídas.
O Hospital da Criança e do Adolescente será o maior serviço pediátrico em saúde da região. São 136 leitos de enfermaria, 12 leitos de UTI, 4 consultórios, 3 salas de cirurgia, 2 leitos de isolamento, sala de reidratação, sala de ultrassom e Raio-X, laboratório de exames, central de material esterilizado, lavanderia, refeitório, recepção e banheiros.
A Prefeitura de Campina Grande mantém o compromisso de tratar com a verdade, ética e transparência a aplicação dos recursos públicos, rechaçando sempre qualquer tentativa de manipulação das informações e dos fatos para atender interesses inconfessáveis, que atentam invariavelmente contra a imagem dos que, efetivamente, contribuíram e contribuem em prol do crescimento do Município.
codecom pmcg