arte dos pacientes atendidos em Unidades de Saúde na Família (USF’s) de Campina Grande que precisam de atendimento de especialistas podem ser atendidos através de videoconferência, pelos especialistas de plantão no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC). Dessa forma, não precisam mais esperar pelo encaminhamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde.
O projeto “Telemedicina” funciona de segunda a sexta-feira, de 10h às 12h e o atendimento é feito via Skype. Os profissionais também se comunicam por e-mail e pelo aplicativo Whatsapp, que deve facilitar o compartilhamento de imagens para análise.
Os médicos do HUAC destinam duas horas do expediente para as videoconferências. O atendimento de cardiologia funciona na segunda-feira, o de ginecologia na terça-feira, o de reumatologia na quarta-feira, o de ortopedia na quinta-feira e o de endocrinologia na sexta-feira.
“No momento, é um projeto piloto e nossos especialistas vão estar em contato com médicos de 20 unidades de saúde. É um aprendizado tanto nosso quanto deles. E um dos objetivos é aumentar a resolubilidade no nível primário de atenção, por meio da assessoria do especialista, requalificando os encaminhamentos para outros níveis de atenção”, afirmou Homero Rodrigues, superintendente do hospital.
O primeiro atendimento foi feito pelo cardiologista Guilherme Athayde. “Foi um primeiro contato excelente, com um caso de hipertensão de difícil controle. Se os casos forem mais graves, a gente tem como adiantar o encaminhamento para esse paciente”, explicou o cardiologista.