Quatro pessoas foram presas no início da manhã desta quinta-feira (28) na cidade de Santa Cecília, no Agreste da Paraíba, suspeitas de participação no homicídio de Antônio Sales Gonçalves, ocorrido no dia 23 de agosto de 2017. O grupo foi preso em decorrência do cumprimento de de quatro mandados de buscas e apreensão e outros quatro de prisão.
Segundo informações da Polícia Civil, os mandados foram expedidos pela Comarca de Umbuzeiro, cidade próxima à Santa Cecília, e cumpridos pelo Núcleo de Homicídios da 11ª Delegacia Seccional de Polícia Civil com sede em Queimadas.
A operação da prisão foi batizada Kýrio, que significa mandante, justamente porque um dos alvos do mandado de prisão é suspeito de ser o mandante da morte de Antônio Sales Gonçalves, de 36 anos. De acordo com a Polícia Civil, a morte foi motivada por vingança, pois a vítima manteve durante um período um caso extraconjugal com a mulher do mandante.
Antônio Sales foi abordado por dois homens em uma estrada de terra na zona rural de Santa Cecília quando seguia em uma motocicleta e atingido por vários disparos de espingarda de grosso calibre. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Presos na operação Kýrios
- Joseildo Sarinho da Silva, conhecido como Joca, mandante do crime após descobrir caso extraconjugal.
- Jurandir Sarinho da Silva, irmão do mandante do crime e suspeito de ajudar no crime.
- Sebastião Antônio de Souza, conhecido como Deda, suspeito de ajudar no crime.
- Emerson Douglas de Souza, filho de Deda, suspeito de ser o dono da espingarda usada no crime.
De acordo com a Polícia Civil, no local do crime foi encontrado em cima do morto um bilhete escrito a mão numa folha de papel de caderno com os dizeres: “é isso que acontece com quem não respeita mulher casada. Fica um aviso gente. Mulher casada tem gosto de sangue”. Após conclusão do laudo pericial do Instituto de Polícia Científica (IPC), a Polícia Civil chegou ao mandante do crime.
O laudo confirmou que Joseildo Sarinho da Silva conhecido por Joca, redigiu de próprio punho o bilhete encontrado junto com o corpo da vítima, fato que levou a polícia a confirmar que a motivação do crime era um caso extraconjugal.Ainda no decorrer das investigações ficou demonstrada a participação do irmão do mandante do crime Jurandir Sarinho da Silva, e das pessoas de Sebastião Antônio de Souza, conhecida como Deda, e seu filho Emerson Douglas de Souza, que possivelmente emprestou a espingarda utilizada no crime.
Há poucos meses foram realizadas buscas na casa de Emerson Douglas de Souza, e lá foi encontrada e apreendida uma espingarda calibre 12, que pode ter sido usada no assassinato de Antônio Sales. Desta forma, os quatro suspeitos de envolvimento no crime foram presos em cumprimento do mandado de prisão.
g1pb