Rádio O Dia PB

Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

Na mesma cerimônia foram entregues 20 motocicletas para equipes da Vigilância Ambiental

  

A gestão municipal de Campina Grande entrou em ritmo acelerado no primeiro semestre de 2023. Na Saúde, o prefeito Bruno Cunha Lima realiza o maior pacote de reformas da Atenção Primária à Saúde e nesta terça-feira, 2, após o feriado dedicado ao Dia do Trabalhador, o prefeito Bruno Cunha Lima realizou a reinauguração da Unidade Básica de Saúde Ricardo Amorim Guedes, no bairro das Malvinas, e fez a entrega de 20 motocicletas novas para a Vigilância Ambiental.

Esta é a sexta unidade reformada, entregue em pouco mais de um mês. A UBS Ricardo Amorim Guedes foi construída em 2011 e essa é a primeira grande reforma estrutural do prédio, que ganhou melhorias no teto, recuperação das paredes e das instalações elétrica e hidráulica, reacomodação de setores e a requalificação do serviço.

A unidade aloca duas equipes da Estratégia de Saúde da Família e atende uma população de cerca de oito mil pessoas, dos bairros Malvinas, Bodocongó 3 e parte do Serrotão. A unidade dispõe de consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, coleta de citológico, vacinação, triagem e curativos, medicação injetável, visita domiciliar, farmácia com dispensação de medicamentos e educação em saúde, com a presença de educador físico e academia de saúde.

“Quando a gente proporciona um ambiente melhor para os nossos trabalhadores, já que ontem foi o Dia do Trabalhador, a gente tá proporcionando um serviço melhor para o nosso usuário. Quando a gente proporciona uma estrutura mais confortável, mais segura, mais limpa, para os nossos enfermeiros, para os nossos médicos, para os nossos dentistas, a gente tá proporcionando qualidade de vida para os nossos usuários”, disse o prefeito Bruno Cunha Lima. Ele também reforçou que será construído um prédio novo para a UBS Malvinas IV, que hoje está alocada dentro da UBS do Rocha Cavalcante.

Agora, a gestão ultrapassou a marca de 20 unidades reformadas, implantadas e construídas e outras 20 em reforma, o que representa quase metade do total de UBS na cidade. É o maior programa de reestruturação física da Atenção Primária à Saúde do município de Campina Grande, dentro do eixo de requalificação predial do programa Saúde de Verdade.

As unidades reformadas, construídas ou implantadas na gestão são: UBS Antônio Aurélio Ventura (Cinza); UBS Padre Hachid Ilo Beserra (Glória); UBS José Bezerra Pimentel (Sandra Cavalcante); UBS Portal Sudoeste; UBS Grande Campina; Policlínica da Palmeira; UBS Cidades 1; UBS Cidades 2; UBS Novo Horizonte; UBS Nações; UBS Bela Vista; UBS Raiff Ramalho (Santa Cruz); UBS Ricardo Amorim (Malvinas); UBS Antônio Arruda (José Pinheiro); UBS Raimundo Carneiro (Pedregal); UBS Jocel Fechine (Cuités); UBS Campos Sales (José Pinheiro); Âncora Fazenda Velha; UBS Nossa Senhora Aparecida (Catolé).

As unidades em reforma são: Centro de Saúde da Bela Vista; Unidade Mista de Galante; UBS Nely Maia; UBS São Januário; UBS Argemiro de Figueiredo (Liberdade); UBS Mutirão; UBS Catolé de Zé Ferreira; UBS Bodocongó; UBS Catolé de Zé Ferreira; UBS Tambor; UBS Sítio Marinho; UBS Tota Agra; UBS Velame; UBS Severino Souza (Cruzeiro); UBS Jardim Verdejante; Âncora Sítio Jorge; UBS Ressurreição; Policlínica das Malvinas e Policlínica da Liberdade.

Motoclicetas – As 20 motocicletas vão substituir os veículos velhos da Vigilância Ambiental que tinham mais de 20 e até 30 anos de uso nas ações de Combate às Endemias. Além dessas motos, outras 15 serão entregues para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e para a Direção de Atenção à Saúde.

Outro detalhe anunciado pelo prefeito é que a Vigilância Ambiental vai passar a funcionar em um novo local com mais estrutura na Rua Vigolvino Wanderley, junto à Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma). O espaço da Vigilância Ambiental vai ser anexado ao prédio do Centro de Controle de Zoonoses, que já está passando por reforma e será ampliado,

Ricardo Amorim Guedes – A unidade leva o nome do médico Ricardo Amorim Guedes, que foi um importante ortopedista de Campina Grande. dr. Ricardo atuou em diversos hospitais da cidade, como o Antônio Targino e o antigo Regional e era professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Natural de Campina Grande, também atuou como atleta de futebol de salão na cidade, sendo reconhecido pelo seu talento. dr. Ricardo faleceu em 2006, aos 54 anos de idade, vítima de infarto. Ao lado da unidade, existe uma academia de saúde e um campo de futebol, complexo que também recebeu o nome do ortopedista, por causa da sua aproximação com o esporte.

“Quando eu sofri um grave acidente há 18 anos, foi o dr. Ricardo que me atendeu. Eu tive duas fraturas na bacia, na clavícula, levei pontos na cabeça, fiquei de cadeira de rodas e ele que cuidou de mim. Pouco tempo depois que ele fez a retirada dos meus pontos, uma semana depois e, na ocasião em que formava o seu terceiro filho, acabou sofrendo o infarto e partiu. Então é mais um motivo especial para mim estar aqui, nessa reinauguração e fazendo essa homenagem”, disse o prefeito Bruno Cunha Lima.

Presenças – Estiveram presentes na solenidade os vereadores Aldo Cabral, Rui da Ceasa, Hilmar Falcão, Janduy Ferreira, Dinho Papaléguas e os Secretários e coordenadores: Gilney Porto (Saúde), Vanildo Leite (Sejel), Gilbran Asfora (Chefia de Gabinete), Rubens Nascimento (Adjunto de Administração), Márcio Melo (Urbema), Crizane Xavier (Orçamento Participativo), Hércules Lafite (gerente da Vigilância Ambiental), Soraya Brasileiro (SINE Municipal), Ricardo Wagner (Controladoria Geral do Município); além do deputado estadual Fábio Ramalho e do ex-vereador Nelson Gomes, entre outras autoridades.

CODECOM

Comentários

comments