Rádio O Dia PB

Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

A edição 2018 do São João de Campina Grande deve passar por uma grande reformulação, conforme anúncio feito nesta terça-feira (5) pelo prefeito Romero Rodrigues. Em entrevista coletiva no Teatro Municipal Severino Cabral, as principais alterações elencadas pelo gestor para o próximo ano da festa junina são a ampliação do espaço da festa, que abrigará palco 360º na Estação Velha (reformada), com novas estruturas e um amplo estacionamento na área atual do Parque do Povo.

Ainda de acordo com o prefeito, a proposta não é definitiva e as pessoas poderão interagir nas redes sociais para reagir às mudanças. O novo projeto contempla um espaço que começa no Parque do Povo e vai até a área próxima à Estação Velha (que será reformada), onde ficaria o palco principal da festa, em formato 360º. Toda a área teria também calçadas padronizadas.

A parte superior do Parque do Povo vai ser reservada para uma estrutura que abrigará a Vila do Artesão e o estacionamento. Na parte inferior será reservado espaços para as apresentações das quadrilhas, com uma arena para apresentações, com camarins e maior infraestrutura.

O palco 360º deve ficar localizado na Estação Velha, com espaço para bares e restaurantes. Vai ter também uma cidade histórica com réplicas da biblioteca central, catedral, Cine Capitólio, Prefeitura e outros.

Haverá um acesso ao Parque do Povo pela rua João Moura até o Polo de Eventos Poeta Ronaldo Cunha Lima – novo espaço localizado na Estação Velha, próximo ao Açude Velho, e que contará com seis ambientes. Um deles será a “Vila da Poesia Popular”, para apresentações de poesias, cordéis, repentistas, emboladores de coco e literatura de cordel.

O local abrigará um tipo de museu resgatando a história do São João de Campina Grande, com “Memorial do Maior São João do Mundo”, “Memorial fotográfico Luiz Gonzaga”, “Memorial Jackson do Pandeiro”, “Memorial das Quadrilhas” – que vai conter as histórias desde o início das quadrilhas -, “Memorial de Marinês” e “Memorial da Sanfona”.

Será montada uma estrutura física para a Locomotiva Ferroviária. A ideia é que o “trem do forró” seja mantido depois do período de São João. A locomotiva deve transitar no espaço da festa.

O trabalho de planejamento para o novo formato foi conjunto entre as secretarias de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Agência Municipal de Desenvolvimento (Amde).

“A ideia do novo projeto é manter a tradição e buscar uma nova alternativa que desse ainda mais grandeza ao evento”, disse Romero Rodrigues.

Destaques do São João 2017

34ª edição do Maior São João do Mundo, em Campina Grande, teve 31 dias de festa e fechou a programação junina na Paraíba. Além das mudanças no layout do Parque do Povo, tiveram destaque a polêmica com a “invasão sertaneja” na festa de Campina Grande; histórias de amor juninas; comidas e bebidas exóticas, entre outros.

Fonte: g1pb

Comentários

comments