Rádio O Dia PB

Compartilhe as últimas notícias do Brasil!

Serão ofertadas todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização, com uma convocação especial às crianças e aos adolescentes para aplicação da vacina HPV e Meningocócica ACWY.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no próximo sábado, 19, mais um dia D de Multivacinação. A ação, desta vez, tem como foco a aplicação das vacinas HPV e Meningocócica ACWY para o público alvo preconizado pelo Ministério da Saúde.

No mês de outubro, comemora-se o Dia Mundial de Combate às Meningites. Outubro é também o mês alusivo ao combate ao câncer de colo de útero. Um dos objetivos do Dia D de Multivacinação é apoiar essas campanhas de conscientização. No entanto, a ação irá oferecer todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização para todas as faixas etárias, desde crianças até idosos.

A vacina do HPV é indicada na rotina para meninos e meninas de 9 a 14 anos de vida e atualmente o seu esquema vacinal é dose única e previne diversas doenças, incluindo câncer de colo do útero, de pênis, de ânus, de uretra, de garganta, além de condiloma, também conhecido como verruga genital.

Já a vacina meningocócica ACWY tem como público-alvo adolescentes de 11 a 14 anos e seu esquema vacinal é dose única ou reforço a depender da situação vacinal anterior. Ela protege de quatro sorotipos de doenças meningocócicas.

Ainda será disponibilizada também a vacina da dengue, que é voltada para o grupo de 10 a 14 anos de idade.

Na Multivacinação estão incluídas todas as vacinas de rotina, que são BCG (na maternidade após o nascer), Hepatite A e B, Pentavalente, Poliomielite, Rotavírus, Pneumocócica, Meningocócica C e Meningocócica ACWY, Tríplice Viral, DTP e dTpa, Febre Amarela, Difteria e Tétano e HPV. Excepcionalmente nessa campanha não serão ofertadas as vacinas contra varicela, a tetraviral e a contra covid-19 para crianças devido a um desabastecimento provisório desses imunizantes a nível nacional.

Em Campina Grande, vários pontos de vacinação deverão ser abertos, com horários de funcionamento variáveis. Nas Unidades Básicas de Saúde, nos Centros de Saúde, nas Policlínicas, algumas funcionaram de 08h às 12h e outras de 08h às 16 horas; no Parque da Criança o atendimento ao público será das 8h às 16h. No Terminal de Integração, o funcionamento se estende até as 20h, e na Casa da Vacina as portas estarão abertas até as 22h.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Comentários

comments